Inovação na hora de cozinhar: panelas funcionais, cheias de qualidade e não fazem mal a saúde!

em Dicas e Inspirações Sem categoria, publicado em 21 de Maio de 2018

Hoje em dia são tantas opções de panelas no mercado que muitas vezes nos encontramos mais perdidos que tudo na hora de escolher qual (ou quais rsrs) fará parte da nossa cozinha.

Além de qualidade, usabilidade e durabilidade, é importante ainda levar em conta a relação do material com a saúde! Separamos 4 tipos de revestimentos que são interessantes ter na cozinha e que atenderão sempre aos quesitos citados ali em cima !

Revestimento em silargan

O Silargan é uma liga de aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia. Eficiente para uso em qualquer tipo de fogão: indução, chama, elétrico, lenha, gás.

Esquenta rápido, ótimo condutor de calor e proporciona cozimento uniforme, além de economizar energia. Precisa de pouco óleo (mas não é antiaderente ). Bonita de se levar à mesa e mantêm o alimento quente por muito tempo. Ideais quando se quer selar uma carne!

Seu interior tem íons de prata que é antibacteriano. Não deixa resíduo na comida. Ideal para pessoas alérgicas. Pode-se deixar o alimento marinando na panela e no outro dia  finalizar o preparo.

Suporta choque térmico, por isso pode ser levado da geladeira para o fogo.

Revestimento inox

A opção mais versátil para o dia a dia seriam as panelas de inox. As vantagens do inox é ser higiênico, fácil de cuidar, suporta variações de temperatura sem se alterar.

Porém, o aço não é o melhor condutor de calor. E para a panela ser boa é necessário que ela seja grossa, para não grudar e que possua fundo triplo (camada de inox em cima e em baixo  com alumínio no meio) para garantir boa distribuição do calor. Elas são perfeitas para suportar uso diário sem alteração!

As panelas de inox demoram a esquentar, mas também a esfriar. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço, tipo “bombril”. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a impedir que os metais passem para os alimentos. Da mesma forma, não se deve usar cloro ou água com sal na limpeza dessas panelas. As panelas de inox podem liberar pequenas quantidades de ferro e cromo e níquel, que são seus constituintes.

 

Revestimento antiaderente

As panelas com revestimento antiaderente são perfeitas para preparas com pouco ou sem uso de óleo! Geralmente são leves e de fácil manuseio.

Para manter a superfície da panela intacta, recomenda-se usar utensílios de silicone.


Dica TOOL BOX – Chistera Staub

Ferro Fundido é  um dos materiais que melhor retém o calor e isenta de transferência de elemento tóxico para os alimentos. Vale lembrar que não é antiaderente ! As panelas com esse revestimento são as ideais para cozimentos lentos. E a Staub lançou uma nova tecnologia que é incrível. A panela possui uma estrutura de tampa denominada Chistera para garantir a irrigação contínua durante todo o cozimento. Seu segredo: sistema de gotejamento  que ajuda a manter a umidade dentro da panela, enquanto os relevos projetados embaixo da tampa ajudam a manter a umidade necessária para o cozimento perfeito.

Posts relacionados

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *