Blog

Dicas 20/11/2019

Saiba mais sobre o alho negro no post do chef Leo Paixão

 

O alho negro dá um charme especial em várias receitas. Mas você sabe a diferença dele para o alho comum? Neste post o chef Leo Paixão te explica. Confira!

 

O alho negro nada mais é do que o alho comum, que passa por um processo de maturação e fermentação, adquirindo novas características.

O processo é natural e sem nenhum aditivo químico. É resultado da exposição do alho à temperatura de 65 graus com umidade controlada, ao longo de 40 dias.

Após o processo, ele adquire uma cor escura, bem preta ou marrom.

A textura fica macia, lembrando bala de goma. O sabor ganha notas doces, que lembram melaço, ameixa-preta, cogumelos e um fundo de alho. Ao contrário do alho fresco, ele não arde e seu aroma não é tão forte e impregnante.

Geralmente, é produzido a partir do alho roxo, que é bem mais saboroso.

Seu consumo se iniciou no Japão, onde é apreciado também por fazer bem à saúde. Ele é muito rico em antioxidantes. O ideal é consumi-lo cru, sem refogar, para que mantenha suas características.

Pode ser triturado sobre saladas, misturado ao azeite, usado para temperar pizzas, risotos, massas e vegetais.

────•••────

Leo Paixão é mineiro, Chef do Restaurante Glouton, do gastrobar Nicolau Bar da Esquina e da hamburgueria Nico Sanduíches, todos em Belo Horizonte. Cara da nova cozinha mineira e vencedor de prêmios como “Chef do ano em Belo Horizonte” pela Revista Veja Comer e Beber, Leo é conhecido por mesclar a tradicional cozinha mineira à alta gastronomia francesa.

rancesa.

Veja Também