Blog

Dicas 01/11/2019

Dicas para o melhor café tradicional pelo chef Leo Paixão

 

Já falamos aqui sobre os cafés preparados em máquinas de espresso e agora chegou a vez do cafézinho passado da forma tradicional, no filtro de papel!

Seja no café da manhã ou após o almoço, a bebida tem lugar especial no coração dos brasileiros.

E para servir o café com aromas e sabores intensos, o preparo é muito importante. Acompanhe as dicas do chef Leo Paixão e deixe o seu cafézinho caseiro ainda mais gostoso!

Quase todo mundo aprecia um bom café. Mas na hora de prepará-lo, alguns detalhes fazem diferença.

Um de qualidade já é um ótimo começo. Só não o guarde na geladeira. Deixe-o no próprio saquinho, ou num recipiente fechado no armário.

Os grãos moídos antes do preparo resultam num aroma ainda mais fresco. As máquinas com moedor são peças especiais nessa hora!

Ferva a água, espere um pouquinho, e só então passe o café. A água a 100 °C deixa o sabor mais amargo.

No caso do filtro, o de pano acumula resíduos e pode alterar o sabor final. Prefira o de papel mesmo. Os experts recomendam hidratar o filtro e jogar a água fora para tirar o gosto de celulose.

Derrame um pouco de água, hidrate o pó, e só então despeje o restante. Isso se chama pré-infusão. Reduz a formação de bolhas e ajuda no aproveitamento máximo de aromas.

A proporção ideal seria de 6 colheres de sopa para cada litro de água. Mas vai do gosto de cada um… Aproveite para extrair, literalmente, o melhor do café!

Uma bela apresentação do café também é essencial na hora da degustação. As xícaras Zwilling são peças que se destacam pelo design de parede dupla e deixam a apresentação mais elegante.

────•••────

Leo Paixão é mineiro, Chef do Restaurante Glouton, do gastrobar Nicolau Bar da Esquina e da hamburgueria Nico Sanduíches, todos em Belo Horizonte. Cara da nova cozinha mineira e vencedor de prêmios como “Chef do ano em Belo Horizonte” pela Revista Veja Comer e Beber, Leo é conhecido por mesclar a tradicional cozinha mineira à alta gastronomia francesa.

rancesa.

Veja Também