Blog

Dicas 16/09/2021

Copo de cerveja: uma escolha para cada estilo

O que você encontrará neste post:

 

O consumo de cerveja migrou para dentro de casa nos últimos anos, com as imposições deixadas pela pandemia durante a quarentena no Brasil e no mundo. Esse fato levou ao brasileiro um hábito antigo de tomar cerveja a um novo patamar: se aventurar por novos estilos e receitas de cervejas artesanais. O copo americano foi trocado por taças variadas de acordo com estilos de cerveja específicos que harmonizam com os pratos que estão consumindo no momento. Tomar sua cerveja na temperatura correta e no copo certo faz toda diferença. 60 a 80 por cento do gosto da Cerveja é determinado pelo olfato, e levando essa informação em conta, os formatos variados te ajudam a melhorar sua degustação. Separamos alguns estilos de cervejas e alguns copos feitos específicamente para melhorar sua experiência. confira!

Lager

O clássico formato do “copo de chopp” é especialmente desenhado para contribuir para a formação e manutenção da espuma devido a base estreita que fica mais larga do meio para cima.É perfeito para cervejas cristalinas e douradas.  Além do chope, vai bem para algumas cervejas do tipo Pilsen, American Lager e Light Lager.

Pilsen

Presente nas cervejarias e bares mais sofisticados, esse copo possui formato estreito e alongado, ideal para servir estilos como American Lager e Pilsner que não possuem aromas muito evidentes para facilitar a captação dessas notas. É bastante semelhante ao copo Lager, mas não possui a boca levemente fechada. No Brasil é popularmente conhecido como tulipa.

Pint

Tão tradicional no Reino Unido, perdendo apenas para a família Real Britânica, o copo Pint pode servir grandes quantidades de cerveja dos estilos Bitter, IPA, Porte e Stout. A palavra Pint é utilizada para pedir cerveja nos bares da terra da rainha, por isso os copos foram padronizados e considerados unidades de bebida. Por isso você pode pedir cervejas em half pint (metade), two-thirds pint (⅔) e one-third pint (⅓). O Pint inglês cabe 568ml e o americano cabe 473ml.

Tulipa

Possui bojo largo e a boca virada para fora, a tulipa este copo expande os aromas e facilita a evolução da espuma. É indicado para cervejas de estilos como Belgian Strong Ale.

 

Cálice

A taça tem boca larga e fundo raso que privilegia a retenção de espuma e proporciona melhor experiência em relação aos aromas frutados e complexos das cervejas belgas especiais. Na Bélgica é chamado de Goblet. É ideal para as grandes trapistas belgas e pode ser usado com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel.

 

Caldereta

Este copo tem pouco mais que 300ml e é extremamente versátil e indispensável em casa, por ser um coringa. Pode ser utilizado para servir vários estilos, desde Lagers, IPAs, Porter e Stout.

Weizen

Perfeito para abrigar as leveduras no fundo e abrigar a garrafa inteira, 500ml. De boca larga para comportar também o colarinho formado pela espuma das cervejas de trigo como Weiss, Weizen, Weissdunkel e Weissbock.

 

Veja Também