Blog

Dicas 10/11/2022

Curiosidades sobre a comida japonesa

 

Se você é um apaixonado pela culinária japonesa, mais especificamente o sushi, você deve se atentar a algumas práticas associadas à cerimônia em torno desse prato. Sushi é uma manifestação artística e comê-lo é praticamente uma experiência sagrada que vem se mantendo igual há quase 300 anos. Tanto que essas regrinhas de como comer e preparar uma peça de sushi não são um simples manual de etiqueta. Esses pequenos cuidados no preparo do grão, na apresentação dos pratos, na quantidade de tempero usado e, até mesmo, no acompanhamento inusitado do chá fizeram dessa junção de arroz e pescado cru um ícone do país.

Se este post te deu vontade de preparar ou pedir sushi, aproveite para conhecer nossa seleção de produtos para comida japonesa em nosso site. Clique aqui para ver tudo!

Confira algumas curiosidades sobre a etiqueta na hora de comer sushi que talvez você não conheça:

  • Tradicionalmente, deve-se molhar o peixe no shoyo e não o arroz, principalmente ao comer niguiri. Nesse caso, só a carne deve entrar em contato com o shoyu. Pode parecer estranho pra nós mas os japoneses usam o gengibre para pincelar, delicadamente, o shoyu em cima do niguiri.  Outra maneira é inclinar o niguiri e encostar somente a lateral do peixe no shoyu. Não é usual encharcar a peça de sushi, e também não se dissolve wasabi no shoyu.
  • Originalmente, o wasabi, raíz forte, era um dos ingredientes presentes dentro do sushi, porém o Ocidente não se habitou com o sabor apimentado e, por isso, passou a ser servido em pequenas porções como um acompanhamento.
  • Pode soar como falta de educação no ocidente, mas todo sushi deve ser comido com os dedos. Só não é recomendado encostar na carne porque o calor das mãos pode alterar a temperatura da proteína. Por isso, só o sashimi precisa ser, obrigatoriamente degustado usando-se o hashi.
  • Outra observação curiosa na hora de comer um sushi é que ele deve ser consumido em uma única mordida. O sushi é uma preparação “indivisível” e não deve ser partido.
  • Hoje o salmão é o peixe favorito do sushi, mas ele só foi introduzido nos ingredientes na década de 80 pelos noruegueses. Para os japoneses, a “grande estrela do mar” é o atum e o sushi mais saboroso é o feito da barriga do peixe.
  • Se você acha que fast food é sinônimo de hambúrguer, se engana. No Japão, no início de 1.800, o sushi se tornou uma espécie de fast food. Foi nesta época que centenas de restaurantes surgiram por lá com a ideia de oferecer comida rápida e produzida em grande escala. O sushi era marinado em molho de soja para garantir a preservação do peixe.

 

OMAKASE SUSHI

Poucas experiências gastronômicas são tão admiradas ou tão surpreendentes quanto o omakase. Exceto em casos em que o cliente tem alergia ou intolerância a algum ingrediente, o chef de omakase decide no momento o que vai cozinhar. A decisão é norteada pelos ingredientes disponíveis, que geralmente são selecionados pela sazonalidade e qualidade. Dito isso, a filosofia de cada chef também influencia na seleção de pratos a ser servida, e é importante que os clientes tenham isso em mente. A experiência do omakase pode variar drasticamente, dependendo da filosofia e do estilo de cozinha do chef. Jantar um omakase significa estar frente a frente com o chef, que observará a reação dos clientes, guiando-os pela melhor experiência possível.

Veja Também