Dicas 15/08/2024
Dicas 18/09/2020
Dicas para o churrasco perfeito
O que você encontrará neste post:
Na sua casa também tem sempre uma pessoa que se entitula o churrasqueiro da família? Às vezes esse título é atribuído automaticamente pro melhor cozinheiro ou pra quem assume a churrasqueira mesmo que involuntariamente. Não se sinta punido, isso é uma grande honra! Afinal, o churrasqueiro é o responsável por fazer a alegria de todos os que estão presentes em um evento, o que seria de um churrasco sem um bom churrasqueiro né? Neste post trouxemos algumas dicas para o churrasco perfeito para incrementar o talentoso churrasqueiro ou pra ajudar quem está começando na função agora.
Não se esqueça de ler o post “GADGETS QUE TODO CHURRASQUEIRO PRECISA” disponível aqui no blog e garantir alguns utensílios que certamente irão te ajudar bastante na sua nova função.
FOGO
Uma boa churrasqueira dita a qualidade e a velocidade com que os alimentos são servidos no churrasco. Para um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, jamais pelas labaredas dele. Por isso, é fundamental que, no momento em que os cortes forem para a churrasqueira, o carvão todo já esteja em brasa. Se houver chamas, a tendência é que a carne fique queimada por fora e crua por dentro.
A churrasqueira RÖSLE Videro pode ser chamada de Ferrari das churrasqueiras por vários motivos: Com todos os refinamentos que as churrasqueiras a gás de alto desempenho têm a oferecer, ela ainda possui a ignição rápida e a poderosa energia dos queimadores, a ampla faixa de temperatura e até mesmo a geração de calor combinada com combustão limpa e muito conforto pelo seu tamanho perfeito para o churrasqueiro trabalhar. Por aqui temos vários modelos disponíveis dos modelos VIDERO a gás:
Se você for utilizar uma churrasqueira ou parrilla observe a quantidade de carvão utilizada. O ideal é colocar grande parte o conteúdo do saco de carvão em um canto da churrasqueira, deixando apenas uma pequena parte alimentada pelo fogo sob o espeto ou grelha. Vá trazendo, aos poucos, mais carvão ao centro quando necessário.
CUIDADOS COM A CARNE
Vire as carnes apenas uma vez. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com a ajuda de um pegador. Atenção: nunca fure as carnes com um garfo, pois elas perderão líquido e, consequentemente, ficarão secas, sem suculência. Abaixo selecionamos alguns produtos que irão te ajudar bastante nesse preparo, lembre-se que um bom churrasqueiro é um churrasqueiro bem equipado para executar sua função.
TEMPERO
Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, isso desidrataria a carne, o sal suga os líquidos que a tornam suculenta e sua carne ficará dura no churrasco.
Há também a opção de temperar com o DRY-RUB (traduzindo no sentido literal: massagem seca) que é o estilo americano para temperar a carne do churrasco. Literalmente é a técnica se da por massagear a carne com uma misturas de temperos secos. Por lá, eles não ficam apenas no sal e investem em combinação que levam itens como páprica, pimentas e até açúcar e canela. O resultado pode ser, dependendo da combinação, um churrasco mais defumado ou uma carne caramelizada. Abaixo uma receita simples de Dry-rub pra você testar em casa:
Misture os ingredientes e massageie a carne com esse tempero para assar ou grelhar
- 2 colheres (sopa) de orégano
- 3 colheres (sopa) de sal
- 3 colheres (sopa) açúcar
- 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de louro em pó
- 1 colher (chá) de fumaça em pó (opcional)
- 3 colheres (sopa) de cebola em pó
- 4 colheres (sopa) de alho em pó
- 1 colher (sopa) de coentro em pó
- 1 xícara de páprica doce defumada
- 2 colheres (sopa) de coloral
- pimenta caiena à gosto
- pimenta do reino à gosto
- Pimenta Chilli à gosto
- Cominho à gosto
FERRAMENTAS CERTAS
Antes de fazer um churrasco certifique-se que você tem em casa uma faca boa.
O modo certo de cortar a carne faz toda a diferença na hora de servir o seu churrasco. Mesmo escolhendo a melhor peça e temperando da maneira correta, ainda assim sua carne pode ficar dura se cortada errada. A Faca do chef é a ferramenta perfeita para ser usada no seu churrasco. Mantenha faca em um ângulo de 90 graus em relação às fibras da carne.
Você, com certeza, já viu um prato de carne cheio do suco que escorre dela, não é? A perda desse suco uma falha grave na preparação do churrasco. Afinal, esse suco da carne é o que mantém a maciez e o sabor do corte. Para evitar esse desperdício, existe um segredo muito simples: deixe a carne descansar por uns 5 minutos depois de tirá-la do fogo e antes de cortá-la para servir. Nesse período, as fibras voltam ao seu formato natural dentro da peça, garantindo a suculência e o sabor do alimento.
Confira também o post de 5 molhos para acompanhar seu churrasco disponível aqui no Blog!