Blog

Dicas 23/02/2011

Clef Du Vin: Conheça esta novidade

 

Se você for “traduzir”poderia dizer que é a chave do vinho.

Porque chave? Porque ele deixa acessar o vinho, ou seja você tendo um bom vinho jovem, com o Clef Du Vin  não precisa esperar pelo seu envelhecimento.

O Clef du Vin é um instrumento medidor que instantaneamente mede o potencial de envelhecimento do seu vinho e funciona simplesmente mergulhando o objeto no vinho.

Um segundo é igual 1 ano potencial de envelhecimento na adega.

É eficaz para todos os tipos de vinho: tintos, roses e brancos (seco, suave, doce e espumante)

Como utilizar o Clef Du Vin?

Sirva uma taça de vinho, prove e memorize seu sabor.

Mergulhe o Clef Du Vin por 1 segundo ou mais e prove novamente.

Se, depois de algumas imersões (ou uma imersão mais longa), o vinho continuar com a sua qualidade ou melhorar, o vinho envelhecerá bem.

Se ele perder qualidade depois de um ou alguns segundos, significa que o vinho não tem potencial de envelhecimento.

O Clef du Vin não substitui o envelhecimento natural do vinho. Em vez disso, ele age nos aromas do vinho (ésteres, cetonas, aldeídos…) e nos componentes gustativos (ácido, tanino). Acelera o desenvolvimento de aromas e amacia a estrutura do vinho.

Uma vez que você mergulhou o Clef Du Vin na taça ou garrafa, não tem como reverter o efeito.

Seu efeito é cumulativo: cada imersão se soma à anterior.

Ele é reutilizável, basta somente que se limpe com água morna e seque, que ele estará pronto para o próximo uso.

Existe o modelo de bolso, que é adequado para uso em taças e o modelo para garrafas que é apropriado para quantidades maiores (750 ml), correndo o risco de se usar o modelo garrafa na taça e exagerar o efeito.

Há muita curiosidade quanto a composição do produto, é uma liga de diversos metais  que está protegidas por patentes internacionais e foi desenvolvida após mais de 10 anos de pesquisa.

Seu efeito é reproduzir o mecanismo de redução de oxigênio do vinho de uma maneira regular e controlada. Agindo como um catalisador, ele não passa nenhuma substância para o vinho.

É um acessório inovador, que suaviza a estrutura do vinho e abre os seus aromas revelando o seu potencial de envelhecimento além de estimular a evolução do processo natural de oxidação.

Vale a pena experimentar!

Veja Também