Dicas 15/08/2024
Dicas 16/11/2018
Faca ideal para cada tipo de situação [Guia Prático]
O que você encontrará neste post:
Quando o assunto é cozinha, há quem faça da culinária uma verdadeira arte, porém nem todos dominam o fogão com maestria.
Para isso, é importante conhecer e saber sobre os diferentes tipos de facas que foram desenvolvidas para facilitar o seu dia a dia na cozinha.
Tem um tipo para cada alimento, para cada corte, para cada estilo. Vamos conhecer um pouco mais?
Faca do chef/faca de cozinha
A faca do chef tem cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada, o que permite que a faca deslize na tábua enquanto corta o alimento. É uma faca polivalente, utilizada para cortar frutas, legumes e carnes. Se você tiver que comprar uma única faca, é essa.
Faca para salmão
As facas para salmão têm uma lâmina fina e bastante comprida, com a ponta arredondada, própria para que a carne deste tipo de peixe (alta, comprida e encorpada) seja cortada com um único lance.
Faca para guarnecer
Pequena, versátil e muito leve, essa faca possui ponta central e aresta de corte reta. Dessa forma, você consegue cortar, descascar, limpar vegetais e frutas de modo suave – sem perigo de acabar tirando um pedaço da fruta sem querer. É usada para coisas pequenas.
Faca para pão
Facas para pão são serrilhadas, o que permite cortar o pão sem amassá-lo. Também são usadas para fatiar peças de tomates, pêssegos e nectarinas. Por causa do seu formato serrilhado, não são facas que serão afiadas ao longo de sua vida, mas mesmo assim duram muito.
Faca para descascar
Uma faca de descascar é uma faca pequena, com a ponta afiada, utilizada para descascar e picar frutas e vegetais. Estas facas são extremamente versáteis e podem ser utilizadas de diversas formas, sendo uma das ferramentas mais usadas na cozinha dos chefs. Se você ainda não tem nenhuma faca em sua cozinha, uma faca de descascar é um ótimo primeiro investimento.
Faca para legumes
Também é uma faca de multi-uso e de extrema importância na cozinha, mas é muito menor que a faca do chef. Com ela você descascará vegetais e fará outros trabalhos que exijam mais precisão, como limpar um camarão, tirar sementes do pimentão e cortar enfeites para o prato.
Faca cutelo
Existem dois tipos de cutelo: o europeu e o chinês. O cutelo europeu é pesadão, caro e de pouca utilidade. Ele serve para cortar ossos, como se fosse um machado. É melhor deixar esse tipo de cutelo para os filmes de terror tipo Sexta-Feira 13.
Já o cutelo chinês pode ser muito útil e versátil para o chef de cozinha. Ele serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão. É muito útil para fatiar, cortar legumes e frutas à julienne e para cortar ervas. Tanto a santoku quanto o cutelo chinês são substitutos para a faca do chef.
Faca para desossar e filetar
É a faca ideal para separar a carne dos ossos, e também para cortar frango e peixe. São curvadas e por isso oferecem maior controle para realizar cortes de precisão.
Faca santoku
Assim como a faca do chef (chef’s knife), a Santoku é uma faca para uso geral, de origem japonesa. Santoku significa “três virtudes”, ou “três usos”, referindo-se às três tarefas que essa faca desempenha muito bem: cortar, picar e fatiar.
Faca de sashimi/sushi
O segredo de um sushiman de sucesso começa pelo corte. A faca para sashimi e sushi caracteriza-se pela lâmina longa e rígida para corte em uma única passada. A rigidez de sua lâmina permite a afiação bem aguda resultando em cortes finos e precisos sem esforço e sem esmagamento do peixe ou sushi.
Mezzaluna
A mezzaluna é utilizada para cortar ervas. Há mezzalunas em tamanho maior que são utilizadas para pizza e para pesto. Algumas possuem uma única lâmina, mas também existem modelos com duas lâminas.
Facas para queijos
Afiada
Ótima para queijos parmesão, que geralmente são vendidos em peças grandes. O ideal é abri-lo na linha horizontal, utilizando a ponta da faca para quebrar os pedaços.
Dois em um
Indicadas para queijos duros ou molhados, como o meia-cura e minas. Além de possuir um corte preciso, sua ponta dupla ajuda a servir os convidados sem encostar a mão na fatia.
Furada
Ideal para queijos de massa cremosa (de pasta mole com casca aveludada) como o brie e camembert. Os furos evitam que a fatia fique grudada na faca, assim o queijo não é despedaçado.