Dicas 22/04/2019
Café combina com o quê? Acompanhamentos para o café
O que você encontrará neste post:
O café está tão presente no dia a dia do brasileiro que, quem gosta, dificilmente passa um dia sem um gole da bebida.
Do café da manhã às reuniões e recepções em casa, o cafezinho é uma paixão nacional.
Com a introdução de novas e elaboradas variedades no mercado, surge uma pergunta muito importante:
o que combina com café?
Assim como fazemos com bebidas como vinho e cerveja, o café combina com alimentos específicos, que ajudam a maximizar os sabores e tornar a degustação muito mais prazerosa.
Doces ou salgados, a verdade é que o café pode combinar com muitos alimentos.
Basta saber escolher corretamente. Apesar de, à primeira vista, todo café parecer um com o outro, existem diferenças enormes entre as variações da bebida.
Tenha mais atenção quando degustar o seu próximo cafezinho que irá perceber.
Uma expressão muito utilizada no universo dos vinhos, o terroir se aplica também aos cafés. Ele nada mais é do que a combinação de diversos fatores, como as condições climáticas da plantação, as características do solo e a forma como o café é tratado após a colheita.
O terroir é o responsável pelas características resultantes dos processos de cultivo, colheita e torra do seu cafezinho.
Basicamente, é possível observar 5 características que podem variar na sua bebida:
- Corpo: é a sensação de preenchimento da bebida na boca. Observando a textura do café, que pode ir da água a algo mais pastoso, como uma sopa, o corpo do café varia entre esses dois extremos;
- Doçura: é a doçura natural do fruto do café. Quanto menos torrado o café, maior a facilidade de perceber a doçura da bebida, que pode se assemelhar a frutas maduras, caramelo ou mesmo chocolate;
- Acidez: é a capacidade da bebida de fazer você salivar. Quanto maior a acidez de um café, maior a sensação de “água na boca”, semelhante ao suco de limão, por exemplo;
- Retrogosto: assim como outras bebidas, o café também deixa aquele gosto no fundo da boca, após ser degustado. Pode ser doce, amendoado, caramelizado ou mesmo ácido, entre várias outras possibilidades;
- Equilíbrio: finalmente, um café equilibrado apresenta todas as características listadas acima de maneira harmoniosa, sem sobreposição de uma à outra.
Como combinar o seu café
Agora que você já sabe reconhecer as características do seu café, é hora de descobrir como você pode harmonizar alimentos com a sua bebida. Para isso, é preciso entender que as combinações podem ser feitas de duas maneiras diferentes:
Por similaridade
A harmonização por similaridade acontece quando se juntam dois elementos semelhantes. Se você tem um café doce, harmonizá-lo com alimentos doces ajuda a intensificar essa característica.
Por contraste
Já para harmonizar o seu café com um alimento por contraste, você deve encontrar características opostas. Um cafezinho bem amargo pode ser harmonizado, então, com algo muito doce, como uma sobremesa. Assim você atinge um equilíbrio no paladar, garantindo uma sensação nova.
O que combina com café?
Existem diversas combinações que podem ser feitas com um bom café.
De doces a salgados, são vários os alimentos que caem muito bem com um cafezinho. Confira agora algumas das harmonizações perfeitas para sua bebida favorita:
Café e queijo
Essa é a mais tradicional combinação de alimentos com café. Queijos com características mais cremosas e salgadas se harmonizam perfeitamente com o tradicional café coado, muito presente nas cozinhas do Brasil. Gorgonzola, ricota e provolone são algumas das opções de queijos mais exóticos que casam bem com o café, mas também é possível escolher queijos mais tradicionais, como Canastra ou Minas.
Café e pão-de-queijo
Outra combinação muito conhecida, o cafezinho com pão-de-queijo atravessou as fronteiras de Minas Gerais e ganhou a preferência de todo brasileiro. Um cafezinho mais adocicado harmoniza muito bem, por contraste, com um pão-de-queijo salgado e quentinho.
Café com doces
Essa combinação merece um maior destaque. São diversas as possibilidades de harmonização da bebida com doces, que podem variar na intensidade e no tipo da bebida. Confira algumas:
Brigadeiro
O brigadeiro, doce mais amado do brasileiro, combina muito bem com um café cremoso e encorpado, com baixa acidez. Esse tipo de café também casa com variações de chocolate meio amargo, intensificando os sabores de cada ingrediente e valorizando o sabor do cacau.
Bolos e sobremesas
Essa é uma das combinações mais presentes nas mesas dos brasileiros. E a fórmula é muito bem conhecida: primeiro você degusta o doce e, depois, toma o café. A dica aqui é evitar adoçar a bebida, uma vez que a presença do açúcar nas sobremesas já traz o doce ao seu paladar. Cafés suaves e com uma boa acidez ajudam a equilibrar o doce da sobremesa.
Pão-de-mel
O tradicional pão-de-mel possui um sabor intenso, com notas amendoadas, e merece um café igualmente intenso. Cafés com notas de cereais e malte valorizam esse tipo de doce, assim como os que levam coco ou nozes como ingrediente principal.
Café com água
Se você já foi a uma cafeteria conceituada e pediu um expresso, já deve ter percebido que, normalmente, ele vem acompanhado de um copo pequeno de água gaseificada e um biscoito doce. A ideia é dar uma mordida no biscoito, um gole de água e um de café, finalizando com mais um gole de água. Essa combinação serve para ativar as papilas gustativas e intensificar o sabor do café, tornando-o ainda mais atraente. Além disso, a água ajuda a limpar o paladar, preparando sua boca para receber o café.
Descobrir o que combina com café é, acima de tudo, uma experiência pessoal. Na dúvida, experimente um pouco de tudo e escolha o que você mais gosta!