Blog

Dicas 01/04/2011

Macaron receita: Para comer com os olhos…

 

Você sabe o que são Macarons?

Essa delícia francesa a base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França.

O “Doce da Rainha”, como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como “Irmãs Macarons”. Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar os “coquies” (“bolachinhas”) a um recheio cremoso e saboroso.

E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro….e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa.

Fica lindo se usado na festa combinando  com a cor da decoração.

Imagina que charme se ao servir este clássico, você usar  a nova linha de vasilhas em porcelana decorada com os desenhos  Macarons, em cores alegres e suaves!

Para a massa

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de amêndoas (sem pele)

3 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

2 claras (para dar a liga)

3 claras (para bater em neve)

1 pitada de cremor tártaro (opcional)

corante alimentício (de sua preferência)

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 160ºC (temperatura baixa). Forre 4 assadeiras grandes com papel-manteiga.

2. No processador de alimentos, bata as amêndoas até obter uma farinha fina.

3. Passe o pó de amêndoas por uma peneira. Transfira para uma tigela e junte 1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro.

4. Adicione as 2 claras e misture bem. Reserve.

5. Em uma panela, junte o açúcar de confeiteiro restante e 1/3 de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.

6. Coloque as 3 claras na batedeira. Junte o cremor tártaro (opcional) e bata até o ponto de neve.

7. Com a batedeira ligada, despeje a calda sobre as claras em neve e continue batendo até que fique um merengue firme.

8. Junte a metade do merengue à mistura de amêndoas, mexendo delicadamente. Adicione a outra metade e misture apenas para incorporar.

9. Se quiser macarons coloridos, adicione aos poucos gotas do corante desejado à massa e misture bem, observando o resultado. (Para fazer os macarons verdes, misture gostas de corante amarelo e azul.)

10. Transfira a preparação para um saco de confeitar.

11. Nas assadeiras forradas com papel-manteiga, modele pequenos círculos de cerca de 3 cm, deixando espaço entre eles, pois irão crescer ao assar. Deixe descansar por 30 a 40 minutos à temperatura ambiente, até que se forme uma crosta na superfície.

12. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos. Faz cerca de 110 suspiros.

Para o recheio

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de açúcar

20 ml de água

1 clara

1 1/2 colher (sopa) de açúcar (para a clara)

100 g de manteiga gelada cortada em cubos

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de mel

Modo de Preparo

1. Em uma panela, junte a 1/2 xícara (chá) de açúcar e os 20 ml de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até atingir o ponto de bala mole. (Pegue um pouco da calda com uma colher e despeje num copo com água fria. Com dois dedos, tente pegar a mistura. Se conseguir, desligue o fogo, pois este é o ponto). Se você possui um termômetro culinário, quando chegar a 121ºC, desligue.

2. Numa batedeira, bata a clara até o ponto neve. Acrescente a 1 1/2 colher (sopa) de açúcar e continue batendo.

3. Acrescente a calda à clara e continue batendo.

4. Troque o acessório tradicional da batedeira pela pá. Incorpore a manteiga gelada cortada em cubinhos e bata até obter um creme homogêneo. Se preferir, misture bem com uma espátula. Adicione a essência de baunilha, o mel e a água de flor de laranjeira.

5. Se quiser, você também pode adicionar um pouco de geléia ao recheio. Nós colocamos um pouco de geléia de amora para os macarons cor-de-rosa.

Para a montagem

Modo de Preparo

Com uma colher de chá, espalhe um pouco de recheio na parte de baixo um dos “suspiros”. Coloque outro sobre o creminho e o macaron está pronto

Macaron recheado com brigadeiro

Ingredientes:

  • 260 gramas de farinha de amêndoas
  • 250 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 15 gramas de cacau em pó sem açúcar
  • 65 gramas de chocolate derretido com 70% cacau
  • 6 unidades de claras de ovo
  • 210 gramas de açúcar semoule (ultra refinada)

Modo de Preparo:

Misture a farinha de amêndoa, o açúcar de confeiteiro e o cacau na batedeira até obter uma farinha fina. Peneire-a. Coloque o chocolate para derreter em Banho Maria, aproximadamente a 35º graus. Bata as seis claras em neve e quando estiver bem espumante, acrescente 1/3 do açúcar de semoule, bata por 1 minuto e por fim acrescente o restante do açúcar. Bata por mais 1 minuto. Despeje o chocolate sobre as claras em neve e misture usando uma espátula flexível. Incorpore farinha de amêndoa com o açúcar e o cacau peneirados e acrescente a meia clara previamente batida em uma tigela. Misture a massa de maneira que ela se incorpore e amoleça com facilidade. Com a ajuda de um saco de confeiteiro com bico, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.

Dica: dê leves pancadinhas para os macarons se acomodarem. Em seguida, aqueça o forno previamente a 150 graus e enquanto isso deixe os macarons descansarem por 10 minutos ao ar livre. Leve ao forno, asse por 15 minutos até que se crie uma casca. Retire do forno, solte o papel manteiga das bolachas levemente para que elas não quebrem e espere esfriar. Depois disso, deixe as bolachas descansarem por 12 horas na geladeira antes de recheá-las. Retire da geladeira para preenche-las de brigadeiros. Para isso, use a ajuda de um saco de confeiteiro.

Hummmm vai preparar essa delícia? Conte pra gente como ficou!

Veja Também