Blog

05/11/2020

Brigadeiro de Pistache

 

Nativo do Oriente Médio, o pistache é uma das mais antigas árvores de floração. Evidências arqueológicas recentes na Turquia, sugerem que os humanos desfrutaram de seu gosto em 7000 anos antes de Cristo. Próspero em climas quentes, a propagação do pistache no Oriente Médio e no Mediterrâneo, rapidamente se tornando uma iguaria apreciada entre a realeza, viajantes e pessoas comuns.

pistache, com seu sabor delicado, adocicado e sua coloração esverdeada, pode ser servido na forma de petiscos ou ainda integrar receitas como sorvetes, mousses, pudins, chocolates, massas e risotos. Na gastronomia árabe, ele aparece na tradicional Baklava, uma das sobremesas turcas mais conhecidas no mundo.

Por aqui preparamos uma versão do tradicional brigadeiro com a fusão do pistache, super fácil e ao mesmo tempo sofisticada. Confira!

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 50 gramas de pistache sem casca e sem sal
  • 1 colher de sopa de Manteiga sem sal
  • 100 gramas de creme de leite fresco
  • 1 pitada de sal
  • Pistaches inteiros para decorar

Modo de preparo

  1. Com um processador, triture o pistache até que você consiga uma farinha bem fina.
  2. Em uma panela grande junte todos os ingredientes menos o creme de leite.
  3. Coloque no fogo e mexa sem parar. Não se esqueça de sempre mexer as bordas da panela com a espátula.
  4. Seu brigadeiro estará no ponto quando você virar a panela de lado e a massa do brigadeiro desgrudar totalmente do fundo sem grudar na borda.
  5. Acrescente o creme de leite fresco e cozinhe por só mais um minuto. O brigadeiro agora estará um pouco mais mole do que a massa de brigadeiro tradicional que usamos para enrolar!
  6. Antes do brigadeiro esfriar coloque-os em copinhos ou coma direto da panela.
  7. Quando a massa estiver fria, decore com um pistache cortado ao meio!

Veja Também