Dicas 15/08/2024
27/08/2020
Carne de sol caramelada na abóbora
Um clássico da culinária nordestina repaginado, a técnica começou a ser usada no Brasil no século 17, segundo Costa. Ela mistura práticas dos índios, que secavam as carnes no fogo, e dos portugueses, que trouxeram o costume de usar o sal como conservante. Hoje em dia, ainda é usada no interior de estados do Nordeste, e no norte de minas onde há um sol pra cada um. Essa versão possui o leve adocicado da carne de sol caramelada que casa perfeitamente com o sabor da abóbora.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite
- Meio dente de alho picado bem fino
- 3 colheres (sopa) cebola roxa picada bem fina
- 200 g de mandioca cozida e cortada em gomos
- 150 ml de creme de leite fresco
- 80 g de queijo coalho cortado em cubinhos
- sal, pimenta-do-reino moída na hora, noz-moscada ralada na hora a gosto
- 3 colheres (sopa) manteiga de garrafa
- 100 g de carne-de-sol dessalgada, cozida e desfiada bem fino
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 abóbora (tipo jacaré ou moranga) com 400 g, sem a tampa, limpa e sem sementes, cozida no vapor
Modo de preparo:
- Numa frigideira com 1 colher (sopa) de azeite refogue o alho picado bem fino e 3 colheres (sopa) de cebola roxa picada bem fina por +/- 5 minutos. Junte 200 g de macaxeira cozida e cortada em gomos. Reserve.
- Numa panela média ferva 150 ml de creme de leite fresco. Transfira para um liquidificador e junte 80 g de queijo coalho cortado em cubinhos. Bata bem e volte este creme para a panela por 2 minutos. Acrescente o refogado de macaxeira (aipim), corrija o ponto de sal e acrescente pimenta-do-reino e noz-moscada moída na hora a gosto. Reserve.
- Numa frigideira antiaderente derreta 1 xícara ( chá) de manteiga de garrafa e refogue 100 g de carne-de-sol dessalgada, cozida e desfiada bem fino, mexendo com auxilio de uma colher de pau até ficar crocante. Polvilhe 1 colher (sopa) de açúcar e mexa vigorosamente por +/- 1 minuto até começar caramelizar o açúcar.
- Transfira a carne seca caramelizada para uma assadeira forrada com papel toalha, espalhando bem a carne (com auxilio de um garfo) para que o papel absorva o excesso de manteiga. OBS: neste momento a carne fica crocante. Reserve.
- Distribua o creme de macaxeira (aipim) dentro de 1 abóbora (tipo jacaré) com 400 g, sem a tampa, limpa e sem sementes, cozida no vapor só até a metade da abóbora. Polvilhe um pouco mais de queijo de coalho ralado e complete com a carne seca caramelizada, pressionando-a levemente. Sirva imediatamente
- (OBS: para comer é bom usar uma colher para raspar sempre um pouco da abóbora).