Dicas 15/08/2024
10/01/2019
Aprenda como fazer esse maravilhoso cheescake vegano!
Este cheesecake vegano de cereja é um delicioso bolo leve e refrescante com um recheio maravilhosamente cremoso e cobertura de geléia suculenta. Gelada, essa é uma sobremesa perfeita para os dias quentes de verão. Este bolo é fácil de fazer e livre de produtos lácteos.
Esse cheescake possui um recheio suculento, camada fina de iogurte de soja (quark de soja), leite de coco e um pouco de semolina, o que torna o recheio ainda mais cremoso. A melhor parte, é que você pode adaptar a receita, aos produtos que achar melhor! Em vez do quark, use qualquer outro iogurte vegano, como iogurte de coco, por exemplo. E se você preferir fazer o recheio com tofu, você pode, claro, usar tofu de seda em vez de quark. No entanto, você deve sempre certificar-se de que a mistura é muito lisa e cremosa misturada antes de assar, hein?!
E pra finalizar com chave de ouro, essas deliciosas cerejas vermelhas frescas realmente chamam a atenção, mas claro, você também pode usar quaisquer outras frutas ou de sua escolha para este bolo. Com morangos, pêssegos, abacaxi ou framboesas, por exemplo, o bolo certamente terá um sabor incrível! Aproveite!
Ingredientes
Rendimento: 12 porçōes
- 100 g de farinha leve, como por exemplo, farinha de espelta
- 1 colher de sopa de cacau
- 1 colher de chá de fermento
- 120 g de açúcar mascavo
- 500 g de soja quark * (veja substitutivos em notas)
- 1 ponta de faca de baunilha
- 1/2 banana madura amassada
- 100 g de manteiga vegana macia
- 100 ml de leite de coco
- 1,5 colheres de sopa de sêmola
- 1/2 embalagem de pó de baunilha (opcionalmente 20 g de amido de milho + 1/2 colher de chá de baunilha)
- 2 suco de limão (+ um pouquinho de casca, opcional)
- 250 g de cerejas sem caroço ou outras frutas de sua escolha
- 1/2 embalagem de esmalte/geleia de brilho vermelho * (veja substitutivos em notas)
- romã (opcional para enfeitar)
Instruções
- Juntar as 100g de farinha, com o cacau, o fermento, 50g do açúcar mascavo, 1 ponta de faca da baunilha, a banana e 50g de manteiga;
- Amassar todos os ingredientes para formar a massa;
- Em seguida, enrole a massa no formato de uma bola, e coloque-a na geladeira por cerca de meia hora;
- Após esse tempo, abra e espalhe a massa uniformemente em uma forma untada.
- Pressione a massa para ficar bem firme, e puxe as bordas laterais, para cobrir toda a lateral forma;
- Agora para fazer o recheio, lentamente derreta a manteiga vegana em uma panela pequena e deixe esfriar um pouco;
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 175 ° C;
- Em outra tijela, misture o quark de soja, leite de coco, açúcar, a baunilha em pó, e sêmola
em um liquidificador ou tigela grande e misture bem até ficar homogêneo e cremoso; - Em seguida, adicione essa mistura junto da manteiga vegana derretida e fria, e junto do suco de limão;
- Espalhe o recheio na base do bolo, e alise;
- Asse o bolo em uma temperatura média por cerca de 50 minutos, até dourar (se o cheescake ficar muito marrom, cubra com papel manteiga);
- Desligue o forno e deixe o bolo no forno fechado por cerca de 10 minutos;
- Em seguida, abra a porta do forno um pouco e deixe esfriar;
- Espalhe as cerejas no bolo resfriado e despeje o esmalte/geleia brilhante por cima. Coloque na geladeira até ficar firme.
Aprecie!
nOTAS
- Se você não encontrar nenhum quark de soja no supermercado, pode simplesmente drenar cerca de 26,5 oz (750 g) de iogurte de soja por 12 horas em um filtro alinhado com um pano. Isso deve fazer aprox. 17,6 oz (500 g) de quark de soja. Claro, você também pode usar qualquer outro iogurte para fazer quark. Caso contrário, você também pode usar queijo creme vegano ou tofu de seda.
- Esmalte de bolo vegano pode ser encontrado para comprar, mas opcionalmente, você pode facilmente misturar 1/2 colher de sopa de amido de batata ou amido de milho em 1/2 xícara (125 ml) de suco de fruta (ou água + 1-2 colher de chá de açúcar) e leve para ferver.
- Sobras podem ser congeladas (melhor quando você congela em fatias). Quando desejar, você pode descongelar lentamente na geladeira, depois o bolo fica bom e cremoso.