22/10/2020
Cold Brew: Café passado a frio
Super trendy, essa nova forma de tomar café está tomando as prateleiras de supermercado e se tornando um favorito para diversos coffee lovers. Muitas cafeterias também fabricam seu próprio o COLD BREW, seja para oferecer ao seu cliente como produto final ou para usar como ingrediente nos drinks da casa. Aproveite que o verão está aí e prove o café gelado!
Concebido pelos holandeses que, a partir da necessidade de transportar o café em viagens e guerras, produziram um tipo de extrato de café. Ao invés de misturar água fria, eles misturavam água quente e assim obtinham um café que muito pareceria o café solúvel de hoje em dia. Mas só em meados de 1830, os franceses passaram a consumir a mistura fria, da forma que conhecemos hoje. Essa receita rende até 1 litro de café.
O cold brew nada mais é que a extração de café a frio. Ele é feito a partir de duas maneiras: infusão ou gotejamento. Para ambas, a moagem do café deve ser grossa. Por aqui vamos ensinar a extração do cold brew por gotejamento.
Ingredientes
- 1 xícara de café moído
- 6 xícaras (1,5 litros) de água fria
- Cubos de gelo, leite e extrato de baunilha para servir (opcional).
- Coloque o pó de café dentro de um recipiente grande com tampa. Despeje a água dentro, misture bem, feche e deixe fora da geladeira e longe do sol, por no mínimo 12 horas.
- Usando filtros de café e uma peneira, coe o café. Gosto de coar mais de uma vez pois na primeira acabam sobrando uns grãos no meio.
- Sirva com cubos de gelo e um pouquinho de leite, açúcar e extrato de baunilha. Ou guarde em uma garrafa, na geladeira, por até duas semanas.




