19/09/2021
Conchiglione Recheado com Ricota ao Molho Bolonhesa
Inventada pelos sicilianos em torno do ano 1100, essa massa em formato de concha faz alusão a costa do mar mediterrâneo, onde seu consumo é bastante comum. Com abertura longitudinal e pontas afuniladas, o seu formato é ideal para rechear e servir com o molho da sua preferência. Para evitar que se quebrem durante o manuseio, são mais espessos. Podendo ser tingidos com tinta de lula, espinafre, cenoura e tomate, o conchiglione gera contrastes interessantes e, com as cores aliadas ao seu formato, a massa vai muito bem com mariscos e outros frutos do mar, como na clássica receita italiana Conchiglione pescatore.
Neste Post trouxemos uma receita com uma combinação que caiu no gosto do brasileiro, ricota e bolonhesa. Com um recheio suculento e um molho rico em sabor e textura, esse conchiglione é a receita perfeita para um almoço em família. As fotos e a receita são da Samira Rodrigues (@samirarodrigues.ph) que é referência em fotografia gastronômica e mineira como a nossa Tool Box. <3
Molho Bolonhesa
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 300g de acém moído
- 100g de bacon moído ou picado em pedaços bem pequenos
- ½ cenoura grande ralada ou pulsada no processador
- ½ cebola branca ralada2 dentes de alho triturados
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 colher de sopa de orégano fresco ou desidratado
- 130ml de vinho tinto seco
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 550ml de molho de tomate pelati batido no liquidificador ou passata
- 200ml de água
Modo de preparo
- Em uma panela de aço inox, adicione o azeite e doure a cenoura mexendo sempre.Adicione a cebola, o alho, as folhas de louro, o alecrim e o orégano e mexa bem até acebola começar a dourar.
- Adicione a carne moída e com o auxílio de uma colher de pau ou outra colher firme, vá mexendo sem parar para que não forme grumos, deixando a carne bem soltinha. Faça esse processo até a mesma começar a grudar no fundo da panela e criar uma crosta sem queimar até que frite completamente. Isso dará mais sabor ao seu molho.
- Adicione o vinho e vá mexendo para desgrudar toda a carne do fundo e liberar a crosta que se formou. Mexa sem parar para ajudar a evaporar o álcool do vinho.Adicione o molho de tomate misturando bem e acrescente 200ml de água. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos cuidando para não grudar no fundo da panela.
- Se precisar coloque mais água, pois o molho precisa ficar mais hidratado, pois ainda irá para o forno.Retire os ramos das ervas e as folhas de louro e ajuste o sal. Reserve
Recheio do Creme de Ricota
Ingredientes
- 420g ricota
- 3 dentes de alho esmagados
- 50g de muçarela ralada
- Raspas de 1 limão siciliano
- 1 colher de café de pimenta do reino
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ xícara de salsa fresca1 colher de café de sal
- 200ml de creme de leite
Modo de preparo
- Corte a ricota em pedaços e coloque em um processador, adicione todos os ingredientes com exceção das raspas de limão e bata até formar uma pasta grossa.
- Acrescente as raspas do limão e misture rapidamente para incorporar. Reserve.
Massa do Conchiglione
Ingredientes
- 250g de conchiglione tipo grano duro
- 2 litros de água fervente
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver em uma panela grande e tempere com uma colher de chá de sal. Despeje a massa na água fervente e deixe cozinhar pela metade do tempo indicado na embalagem. O ponto correto é al dente, pois a massa ainda irá para o forno.
- Quando atingir esse ponto, desligue o fogo e despeje em um escorredor de massas. Disponha as conchas em uma assadeira qualquer para esfriar um pouco e não grudarem umas nas outras para que você consiga manusear no momento de inserir o recheio.
Montagem
Em um refratário, despeje o molho bolonhesa e espalhe uniformemente no fundo. Comece a montar os conchiglione inserindo o recheio de ricota em cada um deles como auxílio de uma colher de sobremesa.Vá colocando as conchas recheadas no refratário por cima do molho de forma que fiquem lado a lado.Ao terminar, jogue por cima de todas elas um punhado de queijo ralado, orégano e se preferir, um pouco de pimenta calabresa. Leve ao forno pré-aquecido a 230º por cerca de 25 minutos ou até que a superfície comece a dourar. Sirva ainda quente. Bom apetite!