Blog

07/07/2020

Dia mundial do Chocolate: Receitas suíça e belga para adoçar o dia!

 

Para o dia internacional do chocolate separamos 2 receitas de 2 dos países maiores produtores de grandes chocolates do mundo: Suíça e Bélgica. O Mousse Suíço de chocolate e o bolo de chocolate belga são a opção perfeita para você celebrar o dia de hoje, que convenhamos, deveria ser feriado mundial devido ao grande número de devotos. Você deve estar se perguntando o que esses dois países tem de tão diferente que o tornaram referência na produção dessa iguaria? Separamos uma breve explicação:

Há quem diga que o segredo da qualidade dos chocolates suíços está no leite – que o leite suíço é o que possui maior qualidade no mundo. Outros dizem que são técnicas especiais secretas de produção que o tornam tão gostoso. Mas qual realmente é o segredo? A atenção à qualidade dos ingredientes. O suíço realmente se preocupa em selecionar os melhores ingredientes para a fabricação do seu chocolate e são utilizados com todo cuidado possível. Também a produção é feita com dedicação especial e demora cerca de 3 dias para o chocolate ficar pronto. Além da criatividade com sabores e combinação de ingredientes que os suíços têm aliados ao seu perfeccionismo.

O chocolate suíço é ainda mais cremoso que o belga. Isso, porque ele possui uma grande porcentagem de leite na sua composição, tornando a textura aveludada. Tendo mais leite, o chocolate derrete com maior facilidade no nosso paladar.  Ou seja, impossível ficar ruim!

Qual o segredo do chocolate belga? O segredo está na qualidade das várias etapas de sua fabricação, desde a seleção dos melhores ingredientes a uma fabricação precisa e quase artesanal das misturas, utilizando máquinas de última geração. Um exemplo pode ser visto na dosagem do cacau, considerado um ingrediente supernutritivo. No chocolate belga, a porcentagem é de 43%, bem maior com relação aos 35% de outros chocolates. E, apesar de na União Européia ser aceita a introdução de gordura vegetal na mistura,  os produtores belgas seguem respeitando as normas de elaboração artesanal, garantindo assim um produto 100% manteiga de cacau. Além disso, contém menos açúcar, o que os torna mais saudáveis e sem adição de conservantes.

Para manter a qualidade, são usados os grãos mais puros do cacau, e o processo deve ser adequado, ou do contrário, darão ao chocolate uma textura arenosa, diferente da consistência cremosa e lisa.

A composição do chocolate belga é regulada por lei desde 1884, e para ser considerado belga, deve ser produzido em terras belgas! (Claro, né!!) Parece óbvio, mas o que quero explicar é que os ingredientes podem ser de outras partes do mundo.

Mousse Suíça de chocolate

Ingredientes:

  • 300g de chocolate cobertura ao leite bem picado
  • 200g de chocolate meio amargo bem picado
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 250ml de iogurte
  • 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de rum
  • 1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
  • 1 envelope de gelatina branca sem sabor
  • ¼ xícara de água filtrada fria

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela média, misture os chocolates e o creme de leite e leve ao fogo em banho-maria, mexendo até o creme ficar liso e brilhante. Deixe esfriar.
  2. Transfira a mistura para o liquidificador, acrescente o iogurte, o açúcar de confeiteiro, o rum, a baunilha e a gelatina hidratada na água fria e dissolvida em banho-maria.Bata até obter um creme homogêneo e bem aerado.
  3. Distribua a mousse em taças e leve à geladeira.

Bolo de chocolate Belga

Ingredientes:

  • 120 gramas de avelãs

*Para fazer o substituto do Buttermilk (ingrediente bem comum em receitas estrangeiras) é super fácil:

  • Coloque 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente em um recipiente, acrescente 1 colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre e misture. Deixe descansar por 10 minutos fora da geladeira até talhar. Está pronto o seu Buttermilk! Ah, esse ingrediente precisa ser utilizado imediatamente.

** Para fazer o ganache de chocolate rápido misture 2 1/2 de creme de leite fresco e 500 g de chocolate amargo ou meio amargo.

  • Pique o chocolate finamente usando uma faca serrilhada; coloque em uma tigela grande à prova de calor.
  • Leve o creme para ferver em fogo médio-alto; despeje diretamente sobre o chocolate picado. Deixe descansar 10 minutos. Use uma espátula de borracha para mexer delicadamente o chocolate e o creme até ficar bem combinado e macio. Deixe descansar à temperatura ambiente até esfriar e engrossar, mexendo ocasionalmente, cerca de 30 minutos, mas até uma hora, dependendo da temperatura da sala.

Modo de preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque as nozes em uma assadeira. Asse até sentir o perfume das nozes, cerca de 12 minutos. Transfira para uma toalha de cozinha limpa; esfregue para soltar as peles. Unte com manteiga uma forma de fundo removível e cubra com cacau, batendo qualquer excesso.

  • Em um processador de alimentos, moa as nozes com açúcar granulado até ficar bem, mas não pastoso; transfira para uma tigela grande; misture a farinha, o bicarbonato e o sal.

Em uma tigela à prova de calor, misture o cacau e a água fervente até ficar homogêneo. (A mistura engrossa à medida que esfria.)

  • Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo em fogo alto até ficar macio e macio, de 3 a 4 minutos. Bata os ovos, um de cada vez, até ficar bem misturado.
  • Misture o buttermilk e a baunilha na mistura de cacau. Misturando em baixa, adicione metade dos ingredientes secos à mistura com creme; Quando misturado, despeje a mistura de cacau e adicione a mistura seca restante, misturando apenas até incorporar. Raspe a massa na forma preparada e tampe. Asse 1 hora a 1 hora e 10 minutos, até que um testador inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar na panela por 10 minutos; retire da panela e deixe esfriar completamente. Coloque o bolo resfriado em uma cartolina redonda de 15 cm.
  • Coloque metade do ganache em uma tigela; coloque em uma tigela maior de água gelada; bata com um batedor de balão até ficar mais claro e espalhado, removendo a tigela do banho de gelo e devolvendo-a conforme necessário.
  • Espalhe o ganache batido suavemente por cima e nas laterais do bolo resfriado e leve à geladeira. Mexa delicadamente o ganache restante a cada 5 minutos até engrossar e esfriar.
  • Coloque o bolo (ainda em papelão redondo) em uma gradinha sobre uma folha de papel manteiga. Trabalhando com uma concha pequena, despeje a ganache por cima do bolo, movendo a concha de forma circular enquanto estiver em contato com o bolo, deixando a ganache escorrer pelos lados. Raspe o excesso e reserve para outro uso. Deixe o bolo repousar à temperatura ambiente até endurecer. Decore com nozes e raspas de chocolate.

Veja Também