Blog

29/07/2022

Doce de leite argentino

 

O doce de leite é a sobremesa favorita de muitos entusiastas no mundo inteiro. Alguns deles afirmam que o doce ganha até de elaboradas sobremesas ou alimentos com textura similar como a Nutella.

A disputadíssima paternidade da iguaria entre brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos demonstra o quão apreciado é o doce de leite entre os nossos vizinhos. O doce de leite se espalhou tanto e se deu tão bem entre os países latino-americanos pela a da abundância de matéria-prima: o açúcar da cana. Ele passou a ser usado pelos colonizadores como conservante para outros produtos da terra, como o leite de vaca ou de cabra, bem como compotas de frutas.

Mais sensatos, muitos estudiosos do tema lembram que se trata de uma receita bastante simples (redução da mistura de leite com um adoçante em fogo baixo) e que, além da gostosura, tinha uma aplicação prática: permitir a conservação do leite por mais tempo. Por isso, muito provavelmente tenha sido uma solução adotada em muitos lugares, por muitas culturas, em diferentes épocas.

O doce de leite é a mistura de leite integral com bastante gordura e açúcar cristal. O bicarbonato ajuda a atingir a tonalidade desejada e traz cremosidade ao doce, evitando que a proteína do leite coagule. Os argentinos, além de aumentarem a dose de bicarbonato que resulta em um doce mais cremoso, espesso e escuro, também adicionam fava, extrato ou essência de baunilha na mistura. Na argentina, o doce de leite é mais encorpado e escuro, com textura mais aveludada do que a nossa versão brasileira. Trouxemos uma receita de doce de leite argentino para você preparar o seu doce de leite argentino em casa, e assim decidir qual deles você gosta mais.

Ingredientes

  • 2 litros de leite
  • 500 gr de açúcar
  • 6 gr de bicarbonato de sódio
  • 1 unidade de fava de baunilha

Modo de preparo

  1. Esquente o leite com o açúcar em fogo médio para que se dissolva.
  2. Quando começar a ferver, acrescente o bicarbonato (o qual terá uma reação de efervescência) e mexa.
  3. Deixe essa mistura cozinhando durante três horas, aproximadamente, em fogo bem baixo.
  4. Mexa o tempo todo para que a mistura não grude no fundo da panela.
  5. A água que tem no leite irá evaporar e a mistura pegará cor, enquanto também ganha corpo.
  6. A última hora de cozimento é a mais delicada e quando é preciso mais atenção para não queimar.
  7. Quando estiver faltando pouco para atingir o ponto desejado (por volta de dez minutos, quando souber o tempo total), coloque a fava de baunilha.

Veja Também