Dicas 15/08/2024
06/03/2019
Receita deliciosa de escondidinho de costela! Veja!
[yasr_overall_rating]
Clássico brasileiro, o escondidinho pode parecer trabalhoso mas compensa cada etapa do preparo (que pode ser distribuído em dias diferentes para facilitar). Ele rende que é uma beleza e funciona como prato único.
Nascido – ao que tudo indica – em Pernambuco, e muito popular no Nordeste, o escondidinho de carne foi aos poucos conquistando todo o Brasil. O prato “original” consistia em camadas de purê de mandioca (aipim ou macaxeira) com carne de costela desfiada ao meio, tudo isso coberto com queijo gratinado.
O nome do prato se deve, simplesmente, ao fato do recheio – a costelinha, no caso – ficar escondidinho entre as camadas de purê.
Ingredientes para a costela desfiada
- 1Kg de costela bovina cortada em ripas
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 cebola
- 2 tomates maduros
- 2 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 litro de água
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Ingredientes para o purê de mandioca
- 1 Kg de mandioca descascada
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher ( sopa) de manteiga
- sal a gosto
Para a montagem
- 1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca
- 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- azeite para untar
Modo de preparo
- Para a costela, lave, seque, descasque e corte os tomates em cubinhos, descartando as sementes. Descasque e pique fino a ebola e os dentes de alho.
- Numa tigela, tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Polvilhe com a farinha de trigo e misture bem para envolver todos os pedaços.
- Leve uma panela de pressão ao fogo médio, regue com uma colher (sopa) de azeite e doure as costelas, sem amontoar. Com uma pinça, vire as costela para dourar por igual. Transfira para uma tigela.
- Mantenha a panela em fogo médio e refogue a cebola por 5 minutos, ate dourar. Junte os tomates, o alho e o vinagre. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma pastinha.
- Regue com a água, volte as costelas para a panela, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 45 minutos.
- Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela, transfira as costelas para uma travessa – coe e reserve o caldo do cozimento para outra preparação.
7. Para o purê de mandioca, corte a mandioca, transfira para a panela de pressão e cubra com água, leve ao fogo fogo alto e, assim que começar a apitar, deixe cozinhar por 20 minutos.
8. Passe os pedaços ainda quente por um espremedor sobre a panela. Adicione o leite, a manteiga e tempere com sal, leve ao fogo baixo e mexa bem, até ficar cremoso.
9. Preaqueça o forno a 200 C, unte com azeite um refratário com cerca de 30 cm x 15 cm.
10. Cubra o fundo do refratário com a costela desfiada, com uma colher, espalhe o purê de mandioca sobre a carne desfiada.
11. Polvilhe com a farinha de rosca e o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até dourar.