O segredo do Filé à Parmegiana perfeito

Icone 1 hora
 

Casquinha crocante, filé suculento e saboroso, molho de tomate caseiro e queijo gratinado por cima de tudo. Não tem jeito de errar né? Na verdade, não tem jeito de ficar ruim, mas tem jeito dessa receita ficar ainda melhor! Fizemos esse post para você preparar o parmegiana perfeito, zero defeitos!

Dica para um empanado crocante

Siga a ordem: farinha de trigo – ovo – farinha de rosca e já pra gordura quente! Empane a carne na mesma hora de fritar. Se você não for fritar cada bife imediatamente após empaná-lo, reserve-os sem empilhar; se for fazer tudo de uma vez, não demore muito para não umedecer a farinha e perder crocância.

Dica para um filé suculento e saboroso

A procedência da carne conta muito nesse quesito. A raça e a idade do animal abatido, o marmoreio da carne, o armazenamento do produto… Tudo isso influencia no resultado final. Nossa dica? Compre sempre de um açougue de confiança. Escolha seu corte sem ser grosso demais. Por isso aqui sugerimos o filé mignon sem cordão, mas você pode usar miolo de alcatra se preferir.

Independentemente de qual carne você escolher, há um passo importante para garantir que a carne fique no ponto ideal: enrole os bifes em filme plástico, aquele que usamos na cozinha, e bata até deixá-los finos, o que irá ajudar a amaciá-los também, para garantir que ele irá assar ou fritar de forma uniforme.

Uma outra dica para um filé saboroso: Tempere meia hora antes do preparo e deixe-o descansando. Esse tempo é necessário para o tempero penetrar melhor nas fibras da carne.

Molho de tomate dos deuses.

O nome parmegiana é derivado do italiano parmigiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma, na Itália. Como uma boa receita italiana, capriche no molho de tomate, que é a base para maioria dos pratos do país. Um molho de tomate bem preparado, saboroso, com tempero caseiro irá ganhar o paladar de qualquer pessoa que se provar essa receita.

Ingredientes

300 gramas de filé mignon
-Farinha de Trigo Comum (cerca de 150 gramas)
-Farinha de Rosca (cerca de 150 gramas)
-3 Ovos tipo Extra
-150 gramas de Queijo Muçarela
-Uma lata e meia de Tomate Pelati
-Uma cebola
-4 Dentes de Alho
-2 Folhas de Louro fresco
-Azeite
-Óleo de Girassol
-Sal a Gosto
-Pimenta do Reino Preta a gosto

Modo de preparo

Tempere os bifes com sal e pimenta e deixe na geladeira por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, iremos preparar o molho.

Para o molho do filé à parmegiana, siga esses passos:

-Pique o alho e a cebola.
-Amasse uma lata e meia de tomate pelati.
-Aqueça uma panela, adicione o azeite, e refogue o alho e a cebola.
-Depois, adicione o tomate pelati amassado e as duas folhas de louro, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos.
-Ajuste o sal e a pimenta

Para empanar o bife, você irá precisar de três pratos ou refratários, colocando a farinha de trigo em um deles, os três ovos batidos levemente até formar uma espuminha em outro, e a farinha de rosca no restante.

Tente deixar os pratos com esses ingredientes na ordem que acabamos de descrever, pois o segundo passo para empanar é colocar o bife na farinha de trigo cobrindo todo a superfície, depois mergulhar no ovo, e por fim na farinha de rosca, pressionando levemente para formar a casquinha, repetindo o processo se desejar extra-crocância.

Modo de preparo

-O óleo deve estar quente a no máximo 180ºC para não queimar, isto é, não pode estar soltando fumaça. Para saber se está quente o suficiente, coloque um palito de fósforo no óleo e quando ele acender, é a hora de fritar;
-Faça a fritura em fogo baixo ou médio para não queimar;
-A fritura deve ser feita por imersão, mergulhando todo o bife de forma uniforme;
-Frite um lado até dourar e vire;
-Recomendamos tirar o bife da panela com um garfo para escorrer o máximo de óleo possível;
-Para dar um gosto especial, você pode colocar um pedaço de cebola no óleo;
-Após fritar, escorra cada bife em papel toalha.

Para a finalização, coloque um pouco do molho em refratário. Depois, posicione os bifes, adicione uma fina camada de molho sobre eles, cubra-os com queijo e despeje o restante do molho levando ao forno para gratinar até que o queijo esteja dourado.

 


Curtiu? Você vai curtir essas também!

Theme Tool Box by Leo Brescia