21/09/2020
Vegano: Homus de beterraba
Com cor vibrante e benefícios inúmeros pra quem à consome, a combinação grão de bico + beterraba é uma deliciosa bomba de nutrientes! Essa receita de homus de beterraba é vegana e não possui nenhum ingrediente de fonte animal, e ainda assim é recheada de sabor! Ideal para servir acompanhado de pães ou legumes cortados “à palito”.
Queridinha dos atletas, o ferro e o ácido fólico presentes na beterraba têm um efeito favorável sobre o sangue, melhoram a produção de glóbulos vermelhos, aumentam o nível de hemoglobina e, portanto, melhoram a nutrição das células com oxigênio.
O grão de bico é um grande fornecedor de proteína. Não à toa, quem abandona o bife costuma virar fã dele. É conhecido como “grão da felicidade” justamente pela presença abundante de um pedacinho de proteína, o triptofano. “Esse aminoácido é importante para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Ingredientes
- 1 lata de grão-de-bico (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)
- 2 beterrabas
- 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- 3 colheres (sopa) de caldo de limão
- azeite a gosto
- sal a gosto
- zatar a gosto para servir
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Descasque e corte a beterraba em quartos.
- Corte um pedaço grande de papel alumínio de 35 cm x 40 cm, coloque os pedaços de beterraba no centro, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha. Transfira para uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até que as beterrabas fiquem macias.
- Retire a assadeira do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra a trouxinha para a beterraba amornar. Enquanto isso, escorra o grão-de-bico por uma peneira, para tirar toda a água.
- No processador junte o grão-de-bico, as beterrabas assadas, o tahine, o caldo de limão e 3 colheres (sopa) de azeite. Bata até formar uma pasta – se necessário, pare de bater, raspe a lateral do processador e misture os ingredientes com uma espátula. Prove e tempere com sal. Se preferir um homus mais lisinho, acrescente água filtrada aos poucos, batendo a cada adição, até atingir a textura desejada (mais rústica ou mais lisinha e cremosa).
- Transfira o homus para uma tigela, regue com um fio de azeite, polvilhe com zahtar a gosto e sirva a seguir.