Dicas 15/08/2024
30/10/2023
Massa com Burrata e Pesto de Pistache
Se você é um entusiasta da culinária, sabe que uma das maiores alegrias da vida é preparar e desfrutar de pratos deliciosos em sua própria cozinha. Imagine usar o seu tempo na cozinha para preparar uma receita que combina 1 ícone e duas iguarias da culinária italiana: Massa, o pistache e a burrata.
O pistache desempenha um papel interessante na culinária italiana, onde é valorizado por suas características saborosas e versatilidade. Este fruto seco, originário da Ásia Ocidental, foi introduzido na Itália durante a época romana e desde então se tornou um ingrediente apreciado em diversos pratos italianos.
A burrata, originária de Puglia na Itália, é uma variação do queijo mozzarella mas o que a torna única é o seu interior recheado com creme de leite fresco e pedaços de mozzarella rasgados. A sua cremosidade derrete quando aquecida, criando um molho rico e irresistível. Essa receita vai conquistar os seus convidados em qualquer ocasião, seja ela uma refeição formal ou um íntimo almoço de domingo em família. Confira algumas dicas que vão te ajudar a deixar esse prato ainda mais gostoso.
- Qual massa devo usar? Usamos linguine nesta receita, mas você pode usar basicamente qualquer massa que quiser, desde espaguete, penne, rigatoni, pappardelle, fusilli, farfalle, etc.
- Quanto pesto devo usar? Depende realmente de você. Para garantir que a massa fique bem coberta com o pesto, recomendo cerca 450g de massa e 1 xícara (240g) de pesto caseiro, às vezes mais.
- Posso saborear este prato de massa frio? Claro! Você pode fazer uma salada de macarrão com esse macarrão pesto de pistache. Para isso, recomendo usar penne ou qualquer outra massa curta e adicionar alguns vegetais frescos, como pepino e tomate cereja. É um almoço perfeito para viagem!
Maneiras de utilizar o pesto de pistache
Existem também, claro, inúmeras maneiras de usar este pesto de pistache! Alguns dos nossos favoritos incluem usá-lo como:
- Molho de macarrão ou nhoque: Sempre tão delicioso!
- Dip para vegetais frescos ou pão: Perfeito como aperitivo ou lanche.
- Misturado ao purê de batata: Use menos manteiga e adicione um pouco da manteiga e misture um pouco de pesto!
- Molho para salada: basta adicionar um pouco mais de azeite ou água para diluir e misturar com sua salada favorita.
- Molho de pizza ou crostini: Tão simples e saboroso.
- Complemento para sopa: Perfeito com muitas sopas italianas.
- Molho de carnes ou vegetais: O pesto combina bem com quase qualquer carne, frango ou frutos do mar, bem como com quase todos os tipos de vegetais cozidos. Portanto, fique à vontade para usá-lo como molho final para qualquer prato proteico ou vegetariano (especialmente grelhados no verão).
Para o pesto
Ingredientes
- 3 xícaras de folhas frescas de manjericão levemente embaladas
- 1/2 xícara de parmesão ralado na hora
- 1/3 xícara de pistache sem casca
- 3 dentes de alho
- 1 colher de chá de sal marinho
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1/2 xícara de azeite extra-virgem
Modo de preparo
- No processador de alimentos ou liquidificador, bata o manjericão, o parmesão, o pistache, o alho, o sal e a pimenta até ficar bem picado.
- Com o processador de alimentos ou liquidificador ainda ligado, regue lentamente com o azeite até incorporar completamente. Pause o processador de alimentos ou liquidificador e raspe as laterais, depois bata novamente até obter uma mistura homogênea.
- Sirva imediatamente. Ou leve à geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias ou congele por até 3 meses.
- Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente com sal, de acordo com as instruções da embalagem. Antes de escorrer o macarrão, reserve um pouco da água do macarrão com amido. Escorra o macarrão e volte à panela, fora do fogo.
- Adicione ¼ xícara (60 ml) da água do macarrão de volta à panela com o pesto e mexa para diluir o pesto. Misture o macarrão cozido e misture até que o pesto de pistache o cubra completamente. Sirva com burrata rasgada*** aqui e ali, acrescente mais pistache torrado e folhas frescas de manjericão. Aproveitar!
Dicas para fazer o melhor pesto que a sua cozinha já viu:
- Pulsar, não misture. Certifique-se de usar a função pulsar do seu processador de alimentos ou liquidificador, especialmente ao picar folhas frescas de manjericão. Isso irá mantê-lo com uma cor verde fresca.
- Reserve um pouco da água do macarrão. Este é o segredo para fazer uma suculenta massa com pesto sem adicionar muito óleo. Reserve cerca de ¼ xícara do líquido de cozimento com amido antes de escorrer, depois escorra o macarrão e misture com a água do cozimento e o azeite.
- Use um azeite frutado para os sabores mais leves.
- Não aqueça o pesto antes de adicioná-lo à massa. O pesto de pistache, como qualquer outro pesto, não deve ser aquecido, pois muda de cor e perde a vitalidade. O calor da massa é suficiente para aquecer o pesto.
- Prove e ajuste o tempero. Certifique-se de provar e ajustar o tempero com pimenta preta do reino moída na hora e sal antes de servir.
Para a massa
Ingredientes
- 450g de espaguete ou outra massa de sua preferência
- 1 ou 2 burratas
Modo de preparo
- Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água fervente com sal, de acordo com as instruções da embalagem. Antes de escorrer o macarrão, reserve um pouco da água do macarrão por causa do seu amido. Escorra o macarrão e volte à panela, fora do fogo.
- Adicione ¼ xícara (60 ml) da água do macarrão de volta à panela com o pesto e mexa para diluir o pesto. Misture o macarrão cozido e misture até que o pesto de pistache o cubra completamente. “Rasgue” a burrada e distribua generosos pedados entre a massa, acrescente mais pistache torrado e folhas frescas de manjericão. Aproveite!
Para reproduzir essa receita, certifique-se que você
- Processador de Alimentos: Um bom processador de alimentos agiliza o preparo do pesto, garantindo uma textura perfeita.
- Panelas e Frigideiras de Qualidade: Panelas antiaderentes e frigideiras resistentes ajudam na cocção da massa e no preparo do pesto.
- Utensílios de Corte: Um conjunto de facas afiadas é essencial para cortar os pistaches e a burrata com facilidade.
- Pratos de Servir Atraentes: Pratos de servir elegantes valorizam a apresentação da sua refeição.