Blog

24/06/2020

Pão de fermentação natural na panela de ferro

 

Tem coisa mais gostosa do que preparar um pão caseiro sem sentir o desconforto que alguns tipos de fermentos podem causar ao seu corpo nos pães comuns? O pão de fermentação natural é preparado a partir do levain, uma levedura fermentada que age como fermento para os melhores resultados de pães do mundo! Esse processo é cheio de segredos, nesse post contamos alguns deles! Alguns termos novos no seu vocabulário podem aparecer por aqui. Fique tranquilo que vamos esclarecer todos!

Autólise

A autólise consistem em misturar as farinhas com água e deixar hidratando por no mínimo 30 minutos para que as enzimas da farinha já adiantem nosso trabalho. Nesta reecita, são 2 horas de autólise.

Levain

Fermento Natural, Massa Madre, Lievito, Levain, tanto faz,todos esses termos querem dizer a mesma coisa: fermento natural feito a partir de água, farinha e massa fermentada.

Para fazer o levain do zero você precisará desses ingredientes abaixo e uma bocado de paciência:

  • 140 gramas de Centeio
  • 10 gramas de Mel
  • 240 gramas de Água (em temperatura de banho de bebê: morninha)
  • 100 gramas de Farinha de Trigo

  • No primeiro dia: você vai colocar em um pote de vidro (de preferência) 20 gramas de centeio, 20 gramas de água filtrada e 5 gramas de mel. Tampe o pote e deixe-o em temperatura ambiente. Não é necessário ficar mexendo.
  • No segundo dia: você vai adicionar a porção anterior 40 gramas de centeio, 40 gramas de água filtrada e 5 gramas de mel, sempre tampando o pote e deixando em temperatura ambiente. Não é necessário ficar mexendo.
  • Terceiro dia: adicione os ingredientes, conforme o quadro acima, 80 gramas de centeio e 80 gramas de água.
  • Quarto dia: adicione novamente os ingredientes, conforme o quadro acima, 100 gramas de água e 100 gramas de farinha de trigo.

Em cada um desses dias, você irá perceber que surgirão bolhas. Essas bolhas e o cheiro alcoólico é o sinal de que a fermentação está acontecendo.

Como alimentar e descartar o seu fermento?

Para o descarte

O descarte nada mais é do que você reservar uma porção de 50 gramas Levain e “descartar”, “jogar fora” todo o restante da massa fermentada.

Essa porção de 50 gramas de Levain será sempre a quantidade mínima que você guardará como isca ou “starter”.

Para a Alimentação

Alimentar, Refrescar ou Ativar o Levain é a mesma coisa, ou seja, um processo que consiste em deixar o Levain ativado, pronto para o uso no pão.

É interessante você reservar um recipiente com tampa de aproximadamente 1 litro para o Levain, lembre-se que depois de alimentado ele pode crescer de 3 a 4 vezes em tamanho. Eu gosto e indico recipientes  com tampa de trava metálica.

Para alimentar o Levain você vai seguir os seguintes passos:

  • 50 gramas da Isca ou Starter
  • 10 gramas de Mel (aproximadamente 1 colher de sopa de mel)
  • 100 gramas de Água (em temperatura de banho de bebê: morninha)
  • 150 gramas de Farinha de Trigo Integral.

O objetivo de alimentar o Levain com farinha de trigo integral é que a farinha integral é mais forte e, por isso, o poder de fermentação do Levain será mais forte.

  1. Tire o Levain da geladeira e espere ele atingir a temperatura ambiente.
  2. Amorne a água.
  3. Dilua a colher de mel na água morna.
  4. Misture a Isca ou Starter. Aqui nesse passo a mistura vai ter aparência de um café com leite.
  5. Em um bowl coloque toda a farinha de trigo, despeje de uma vez o líquido da mistura acima (Levain, água morna e mel) e mexa até incorporar toda a farinha. Nesse ponto o Levain terá a aparência de um mingau de aveia grosso, transfira para o pote e tampe-o. Com uma caneta marque no pote a superfície do Levain e o horário que você terminou a alimentação para que você possa acompanhar o crescimento.
  6. Mantenha o pote fechado e em temperatura ambiente até o Levain dobrar de tamanho.

Para saber se o Levain está ativado a ponto de ser usado no pão e produzir o crescimento necessário você deve aguardar ele dobrar de tamanho, isso leva de 3 horas a 12 horas dependendo da temperatura ambiente da sua cidade.

 

Receita de pão de fermentação natural (PAIN AU LEVAIN)

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 350 gramas de água filtrada gelada
  • 175 gramas de levain ou fermento natural (já alimentado)
  • 10 gramas de sal

Junte toda a farinha (500 gramas) e a água gelada (350 gramas) de uma vez e vá mexendo com um garfo em movimentos circulares até incorporar toda farinha à água. Cubra com filme plástico ou caixa plástica com tampa e leve à geladeira por 2 horas.

Segunda Fermentação: 2 horas

Leve o pão dentro de um recipiente e no saco plástico fechado para fermentar na geladeira por mais 2 horas. Esse processo é importante para que a massa fermente mais um pouco e forme os alvéolos, resfrie para facilitar o corte na próxima etapa.

Pré-Aquecimento: 30 minutos/45 minutos.

Pré-aqueça o forno, a panela e a tampa, por 30/45 minutos na temperatura máxima do forno.

Caso tenha um termômetro a temperatura ideal é 250 graus celsius.

Decoração: 10 minutos

Dicas: Não tenha pressa, mas também não se demore muito nessa etapa para que a massa não perca o resfriamento.

Lembre-se que a massa deve estar gelada para facilitar o corte. Você precisará de uma folha de papel manteiga, um borrifador com água, e um pouco de farinha para povilhar.

  • Retire a panela e a tampa do forno e coloque sobre o descanso de panela na bancada. Retire a massa da geladeira, abra o saco plástico.
  • Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa ainda no recipiente que ela foi para a geladeira. Faça o movimento de giro e transfira a massa sobre a folha de papel manteiga. Se for preciso ajeite o formato da massa com o raspador.
  • Transfira a massa para a panela. Com a tampa entreaberta borrife água na parte interna da tampa até sentir um vapor quente saindo da panela.
  • Dica: Cuidado para a água não tocar a superfície do pão para ele não murchar. Esse primeiro golpe de vapor vai fazer com que o pão cresça.

Cocção: 50 minutos de cocção

  1. Leve ao forno para assar mantendo a temperatura do forno em 250 graus por 25 minutos. Após 25 minutos retire a panela do forno, retire a tampa e borrife água no interior do forno.
  2. Dica: Cuidado mais uma vez para a água não tocar a superfície do pão para ele não murchar. Você vai perceber que o pão cresceu consideravelmente. Esse segundo golpe de vapor vai criar a crosta do pão.
  3. Mantenha o pão no forno por mais 20/25 minutos, ou até seu pão estar com uma crosta dourada.

Resfriamento: 2/3 horas

Ao retirar o pão do forno, retire-o imediatamente da panela e coloque-o sobre uma grade suspensa para que ele não murche com o vapor.

Veja Também