16/10/2019
Pão de queijo à francesa!
Quando o assunto é gastronomia, de qual prato você se lembra ao pensar no tão querido Estado de Minas Gerais?
Pão de queijo. Sempre o pão de queijo!
Para começar a semana com o pé direito, que tal preparar uma versão mais sofisticada dessa iguaria mineira?
Apresentamos o gougère, o pão de queijo que tem o pé na França!
O gougère tem sua origem na França, mais precisamente na região da Borgonha, conhecida pela produção de ótimos vinhos. A receita do gougère é muito simples e seu toque de sofisticação fica por conta dos ingredientes, como o queijo gruyère e das especiarias utilizadas para dar sabor ao prato. Outro destaque é a textura da massa, bem semelhante a uma carolina (massa choux, para profiterólis). O gougère fica oco no meio, cremoso e com um sabor super intenso de queijo!
Dica: o queijo gruyère pode ser substituído por queijo suíço, minas ou parmesão! Que tal?
Gougère – Pão de Queijo Recheado
Ingredientes:
- 250 ml de água fervendo
- 50 gramas de manteiga
- 155 gramas de farinha de trigo
- sal
- 3 ovos
- 100 gramas de queijo gruyère ralado (pode ser o suisse, minas ou parmesão, também)
Modo de preparo:
- Ferva a água. Coloque a manteiga na água para derreter. Acrescente a farinha de trigo e uma pitada de sal. Mexa a massa para secar bem no fogo e não grudar no fundo. Depois de alguns minutos, vai formar uma crosta no fundo. Retire a massa antes de queimar.
- Coloque essa mistura na batedeira, quente mesmo, e vá adicionando os ovos um por um para dar a liga da massa. Vá batendo bem e observando a mistura que estará ficando elástica. Acrescente o queijo ralado e deixe bater mais um pouco.
- Faça umas bolinhas e coloque num tabuleiro untado com um pouco de azeite. Jogue um pouco do queijo ralado por cima e asse por 20 ou 25 minutos, com temperatura de 180 a 200 graus, até o gougère ficar coradinho e bem sequinho. Ele tem que estar mole por dentro e crocante por fora.
- Para finalizar, corte o gougère ao meio e recheie com queijo brie e tomate seco, ou queijo parma e umas folhinhas de rúcula, ou ainda legumes grelhados com manjericão e queijo parmesão.
Bon appetit! 😉