Dicas 15/08/2024
01/11/2021
‘Pipoca’ de couve flor crocante
Um tempo chuvoso (ou não) é perfeito pra comer delícias em frente à tv não é mesmo? Esta “pipoca” de couve-flor crocante com sal e vinagre é um excelente lanche, mas também pode servir como acompanhamento ou aperitivo. É ideal para colocar em saladas substituindo os croutons. Por não levar farinha de trigo, essa receita também é ideal para quem é adepto a dietas low-carb ou dietas com restrição a glúten. Seu preparo é super simples, comece limpando uma grande cabeça de couve-flor. Apare as folhas externas e corte a couve-flor em pequenas florzinhas. Em seguida, despeje uma quantidade generosa de vinagre de maçã sobre as florzinhas e misture bem. Misture um pouco de farinha de aveia, sal marinho e pimenta-do-reino em um recipiente hermético, adicione os floretes, cubra e agite para cobrir uniformemente a couve-flor com uma crosta de aveia.
Ingredientes
- 1 couve-flor de cabeça grande, folhas externas removidas
- ½ xícara de farinha de aveia
- ½ colher de chá de sal marinho
- Pimenta preta moída na hora, a gosto
- ¼ xícara + 1 colher de sopa de vinagre de maçã, dividido
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 220 graus. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou tapete culinário.
- Corte a cabeça da couve-flor em pequenas florzinhas (aproximadamente 2,5 cm de diâmetro ou menores).
- Misture a farinha de aveia, o sal marinho e a pimenta-do-reino em um grande recipiente hermético e reserve.
- Adicione os floretes da couve-flor a uma tigela grande. Despeje ¼ xícara de vinagre de maçã sobre as florzinhas e misture bem. Se você tiver mais 15 a 30 minutos, deixe marinar no vinagre. Caso contrário, não se preocupe, você pode ir direto para a próxima etapa!
- Use uma escumadeira para transferir os floretes da couve-flor para o recipiente com a farinha de aveia. Feche a tampa e agite vigorosamente o recipiente para revestir as florzinhas. Despeje as florzinhas na assadeira forrada e espalhe-as em uma única camada.
- Asse por 15 minutos, vire os floretes o melhor que puder e asse por mais 15 a 17 minutos ou até que estejam crocantes e dourados.
- Se quiser um pouco mais de vinagre, use os dedos para borrifar a couve-flor com o restante da colher de vinagre de maçã. Tempere com um pouco mais de sal marinho e pimenta-do-reino, se desejar.
- Sirva quente.