19/03/2016
Receita no Ramequim: Apple Crumble
Você já parou pra pensar no quanto os ramequins são versáteis? São pequenos potes de porcelana de qualidade (precisam aguentar altas temperaturas) e são ideais para quem quer praticidade e bom gosto na hora de preparar porções individuais de sobremesas, entradas ou até mesmo pratos principais. A grande vantagem dos ramequins é que vão do forno, direto para a mesa!
São super delicados e curingas para combinar com sua decoração. Separamos uma receita deliciosa e super prática que fica muito delicada para servir aos seus convidados. Aqui, você encontra ramequins canelados da Schmidt em três tamanhos: 7 cm, 8 cm e 10 cm.
São perfeitos para servir sobremesas, colocar molhos, acompanhamentos para o fondue ou petiscos. Além disso podem ser levado ao forno, ao microondas e à lava-louças!
Crumble ( Massa)
- 100g de MANTEIGA gelada em cubinhos pequenos
- 100g de FARINHA DE TRIGO
- 100g de AÇÚCAR CRISTAL
Corte a manteiga em cubos pequenos (quanto menor melhor) e deixe no congelador por uns minutos para ficar bem firme. Deixe o açúcar e a farinha de trigo também na geladeira. Trabalhar com todos os ingredientes gelados é melhor porque evita que a manteiga derreta durante a elaboração da massa, se isso acontecer ela vai hidratar o trigo e começar a dar maciez.
Junte todos os ingredientes numa tigela, esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Se quiser, pode utilizar o seu processador de alimentos, é só processar tudo até ficar com uma consistência arenosa. Não é preciso ficar totalmente homogêneo.
Se usar um processador, não deixe a massa passar da metade da altura do seu pote, o peso da massa e o seu volume pode resultar em esmagamento e logo em desenvolvimento da elasticidade e maciez. Use a opção “pulsar”. Confira aqui os modelos com esta função na Tool Box!
A massa pronta tem aparência de farofa mesmo, com alguns flocos residuais de manteiga e flocos ou bolinhas de massa com tamanhos irregulares porém pequenos.
Enquanto faz o recheio, mantenha a massa na geladeira para evitar que a manteiga derreta.
RECHEIO:
- 300g de maçãs
- 100g de áçucar cristal
- Noz moscada ralada a gosto
- Canela a gosto
- Gengibre pó a gosto
Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos.
DICA: Para o recheio de maçã ter um gostinho especial do Massala Chai, enquanto corta as maçãs, disponha em uma vasilha com 300 ml de água morna com o suco de 1 limão e 2 sachês do chá.
– Deixe descansar por 10 minutos e tenha já disponíveis os potes que irão ao forno com sua preparação. Escorra as maçãs e misture-as com o açúcar, a canela, a noz moscada e o gengibre em pó.
– Preencha os ramequins com essa mistura deixando espaço para uma camada da massa, que deve ser colocada por cima, distribuída sem ser pressionada, cobrindo toda superfície.
– Coloque seus ramequins em assadeira e leve ao congelador por 15 minutos enquanto o seu forno pré aquece a 180ºC a 200ºC.
Coloque-os para assar até que a superfície da massa fique corada. Nesse período o recheio vai cozinhar e pode borbulhar um pouco. Ao retirar do forno (em média de 1h30, mas pode variar dependendo do forno, do tamanho dos potes etc) a massa vai estar maleável, mas espere ela esfriar e estará crocante.