Dicas 01/12/2023
12/02/2019
Gostinho de infância: aprenda a fazer o delicioso Torrone!
Turrón, Nougat, Torrão ou simplesmente Torrone, é um doce tipicamente feito de mel, açúcar e clara de ovo, com amêndoas torradas ou outras nozes, e geralmente moldada em um comprimido retangular.
Origem do torrone
Os melhores torrones da Itália vêm de Cremona, cidade onde teria surgido esse doce em barra. Segundo a história mais conhecida para explicar a sua origem, em 1441, por ocasião de um casamento importante que uniria duas famílias nobres, os confeiteiros da cidade fizeram um enorme bolo à base de mel e amêndoas. A iguaria teria sido modelada tal e qual o formato da torre mais importante da localidade, o Torrazzo (o campanário da catedral que na época era chamado de “Torrione”) – daí teria se perpetuado o nome torrone.
Outros acreditam que a receita – na qual também vai ovo – foi inspirada em um doce árabe de nome turun ou que existia desde o tempo dos romanos. De acordo com essa versão, o nome derivaria do verbo latino torreo, que significa “torrar” (em referência às amêndoas e avelãs, que são tostadas).
Variações da receita
Aqui no Brasil o doce sofre variações no seu recheio: em vez de avelãs, pode-se substituir por amendoim ou outras castanhas, em vez de pistache, pode-se adicionar frutas cristalizadas. O que vale é a criatividade! O importante é que de agora pra frente você nunca mais precisará comprar pronto e industrializado. Aprenda agora mesmo a fazer essa delícia! É uma opção saborosa e fácil de fazer!
INGREDIENTES
Rende 60 quadradinhos de torrone
- 450g de açúcar refinado
- 450g de glucose de milho (ou mel)
- 3 claras de ovos
- 2g de sal
- 500g de amendoim torrado (ou amêndoas, ou pistache)
- Amido de milho (ou farinha de arroz) para desenformar
MODO DE PREPARO
- Bata as claras com a pitada de sal até o ponto de neve, e reserve;
- Em uma panela, junte o açúcar e a glucose de milho e coloque no fogo alto até começar a ferver (não precisa mexer);
- Depois que começar a ferver, conte aproximadamente 10 minutos. A calda deve ficar com cor de caramelo. Para ver se está no ponto certo, faça o teste do ponto de bala dura: pegue uma vasilha com água e coloque um pouquinho da calda, que deve ficar dura e com cor de caramelo;
- Estando no ponto certo, acrescente a calda quente bem lentamente às claras em neve, batendo em velocidade máxima;
- Depois de acrescentar a calda, continue batendo por 10 minutos, até adquirir uma consistência firme;
- Acrescente o amendoim e misture manualmente;
- Espalhe o torrone rapidamente (senão esfria e endurece) em uma forma média coberta com um plástico de congelamento aberto polvilhado com uma camada de amido de milho (ou farinha de arroz);
- Coloque outro plástico em cima da assadeira e pressione com as mãos para nivelar o torrone;
- Deixe descansar por 8 horas em temperatura ambiente e corte em pedaços pequenos!