Blog

14/04/2020

Torta de Maçã para a hora do chá!

 

Precisa de uma receita perfeita para servir na hora do chá?  A deliciosa torta de maçã é super famosa para acompanhar essa hora tão gostosa do dia que é quase uma cerimônia para algumas culturas. Os ingleses por exemplo, têm como tradição o ‘Afternoon Tea‘ (Chá da tarde) comumente conhecido como chá das 5, apesar o do horário tradicionalmente que é servido ser às 16 horas. O hábito ganhou força na corte inglesa no século XIX e foi se espalhando para o restante do país de forma espontânea. Escolha seu chá favorito e aproveite uma receita super fácil para fazer com ingredientes que você sempre tem em casa!

O chás, podem ser combinado com diversos alimentos para realçar seus sabores e aromas, convertendo o ato de comer em uma experiência marcante e cheia de nuances. Lembrando que beber beber chá deve ser um momento especial. Respire, inspire, espere a infusão tomar conta da água antes de começar. Para harmonizar com essa receita, escolha um chá que complemente a acidez e doçura da maçã. Nós indicamos o chá preto, por ser mais forte, com um aroma mais encorpado, ideal para combinar com especiarias, que nesta receita pode ser a canela ou o gengibre em pó.

Uma combinação ideal para casar com especiarias é o matchá, chá verde japonês, tem muita clorofila e é muito saboroso, sustentando o sabor suave da maçã. Alguns chás com infusão de verbena ou laranja vermelha também ficariam deliciosos para servir com essa torta super fácil de fazer. Quando seu cheiro estiver invadindo a cozinha enquanto ela assa, prepare o seu chá e bom apetite!

TORTA DE MAÇÃ COM MASSA FOLHADA E ESPECIARIAS

Ingredientes

  • 2 maçãs Granny Smith grandes (ou 3 menores)
  • Suco de 1 limão
  • 375 g de massa folhada (40 x 23 cm) comprada pronta (é vendida congelada, mas espere descongelar para usar na receita)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • creme batido para servir (opcional)

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220 °C.

Corte as maçãs na metade e tire as sementes.

  1. Coloque o suco de limão numa vasilha larga e rasa e junte um pouco de água fria. Disponha as maçãs cortadas na vasilha voltadas para a água de limão (isso evitará que elas fiquem escuras devido a oxidação).       
  2.  Estenda a massa folhada numa assadeira forrada com papel-manteiga. Use as costas de uma faca para marcar, na massa, uma moldura a cerca de 2 cm da borda. Você deve fazer uma leve incisão na massa, e não cortá-la, assim, as laterais da torta ficarão mais altas que a parte com o recheio.
  3. Tire as maçãs da água de limão e seque-as com um papel-toalha. Corte cada pedaço na metade e fatie cada pedaço o mais fino que você conseguir.
  4.  Polvilhe uma colher (sopa) de açúcar sobre a massa na assadeira. Começando pela parte mais estreita, ajeite as fatias de maçã, sobrepondo-as levemente, e vá formando fileiras até que toda a massa esteja preenchida. Povilhe um pouco de canela, gengibre em pó e cravo.
  5. Numa panela pequena, aqueça a manteiga com o açúcar restante, e deixe borbulhar por uns minutos até que a mistura fique com uma cor clara de caramelo. Regue as maçãs com esse xarope e ponha a assadeira no forno.
  6. Asse por 20 a 25 minutos, ou até que a borda da massa folhada tenha crescido ao redor das maçãs e as frutas estejam macias e começando a dourar. Corte em quadrados OU fatias.

Rende 6 a 8 porções.

Nesta receita você pode usar uma forma refratária de cerâmica ou um tabuleiro comum. Ambas devem ser forradas com papel manteiga para evitar que a massa queime ou grude no fundo. Use o fundo da forma redonda para cortar o papel manteiga no tamanho adequado. No caso do tabuleiro, você poderá substituir o papel manteiga pelo tapete culinário antiaderente [ACESSE AQUI].

Veja Também