Dicas 28/03/2014
Sessão Pipoca: um fim de semana com vários sabores!
O que você encontrará neste post:
A sessão pipoca de hoje dá a dica de três filmes que tem o poder de mexer tanto com nosso paladar, quanto com nossas mentes. Entregue-se a essas novas sensações!
Como água para chocolate (1992)
O filme é de 1992, e conta a história de 12 receitas. No filme misturam-se relações e sabores e muito da comunicação dos personagens se dá através dos alimentos e da analogia com esses sabores. As angústias, desejos , todas as emoções se manifestam e são transmitidas aos alimentos, tudo num tom surreal que traz ao mesmo tempo receitas, conselhos, emoções, fantasmas internos, reflexões, tudo carregado de significados e lembranças numa narrativa criativa e simbólica.
Chocolate (2000)
A estória se passa numa pequena cidade do interior da França que não muda há 100 anos até que chegam Vianne (Juliette Binoche) e sua filha e abrem uma deliciosa loja de chocolates que vai ganhar com o tempo e as receitas a admiração da população. Sua misteriosa e quase mágica habilidade em perceber os desejos pessoais de cada freguês e satisfazê-los perfeitamente com o confeito certo, faz com que os moradores se entreguem às tentações e felicidade. Até que chega à vila um charmoso forasteiro, Roux (Johnny Deep) e ela se rende a seus próprios desejos. Problemas surgem quando suas ações são confrontadas por aqueles que preferem os caminhos do passado e aqueles que recentemente descobriram o doce sabor do prazer.
Estômago (2007)
Neste filme brasileiro há um paralelo entre comida e o poder. Um nordestino sem qualificação chega na cidade grande, arruma emprego num boteco e revela seu talento na gastronomia. A estória se desenrola e ele ganha notoriedade e prestígio através da comida, até que sua vida dá uma reviravolta que vai do surpreendente ao surreal. O personagem vai adquirindo poder através do seu talento culinário este é o pano de fundo deste filme que é um misto de drama e comédia. Intenso!
Já escolheu seu predileto no Menu?
Aproveite!