Dicas 15/08/2024
Dicas 28/08/2019
Tipos de taças: Entenda qual é o tipo certo para cada bebida
O que você encontrará neste post:
Na composição de uma mesa posta, as taças são peças essenciais. Principalmente para servirem as bebidas, mas também para agregarem elegância e bom gosto à mesa.
Entretanto, os vários tipos disponíveis no mercado deixam muitas pessoas sem saber quais são as taças ideais para cada bebida. São formatos e alturas diferentes que se adequam à experiência de cada vinho, cerveja, champagne, drinks e água.
Quer saber mais sobre cada uma delas? Não deixe de ler este post!
Taças de vinho
O vinho pode ser o elemento principal de um jantar. E cada tipo de vinho pede um modelo específico de taça para destacar os aromas e sabores em cada degustação.
A taça de vinho Bordeux conta com o bojo grande e a boca mais fechada para que o vinho primeiro deslize sobre a língua e só então entre em contato com as membranas mucosas com seus taninos, evitando a dispersão de aromas.
O vinho deve ser distribuído o mais uniforme possível por toda a língua para que você possa sentir e experimentar ao máximo.
É indicada para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat, entre outras uvas.
A taça de vinho Borgonha conta com o bojo ainda maior que o de Bordeaux para que haja maior contato com o ar. Os vinhos de Borgonha são vinhos com baixo teor de tanino e, portanto, devem preencher imediatamente toda a boca. Ideal para Pinot Noir.
A taça de vinho branco possui a boca e o diâmetro mais estreitos e o volume reduzido. Para evitar enfatizar a forte acidez que domina muitos vinhos brancos, o vinho é inicialmente direcionado para a ponta da língua, que sente a doçura; Só então o vinho entra em contato com as bordas traseiras da língua onde a acidez é detectada.
A taça ISO é uma taça coringa, que serve para todos os tipos de vinho. Conta com bojo grande e boca mais fechada. Ideal para degustações.
Taça para água
A água é um líquido que não sofre alteração de sabor nem de textura, somente de temperatura. Por isso, ela pode ficar por mais tempo no copo durante o jantar.
Para garantir que o líquido não esquente, a taça de água é de tamanho grande, a maior da mesa. Ela pode ou não ter pé.
Normalmente, a água acompanha um bom vinho para hidratar e limpar o paladar de quem está degustando.
Taças para champagne e espumante
A taça de champagne, mais conhecida como flauta, é mais alta e estreita para que as borbulhas possam ser apreciadas e para que o calor da mão não interfira na temperatura da bebida.
Este tipo de taça não deve ter um diâmetro largo porque, de outra forma, a efervescência de curta duração desapareceria muito rapidamente. Sirva o vinho espumante ou uma taça de champanhe entre 2/3 a 3/4 do volume.
Taça para coquetéis
Coquetéis e Martinis são bebidas sofisticadas e requintadas e possuem uma taça especial para garantir o sabor e aroma da bebida. Possuem um formato em Y com o bojo mais largo, fundo estreito e a haste longa. Dessa forma, a bebida não esquenta facilmente e poderá ser degustada em pequenos goles.
Copos para cerveja
O Copo Pilsen ou Pilsner conta com formato estreito e alongado. Ideal para American Lager e Pilsner que não possuem aromas muito evidentes para facilitar a captação dessas notas.
O Copo Lager contribui para a formação e manutenção da espuma, devido à base estreita que fica mais larga do meio para cima. Seu formato permite uma boa visualização de cervejas cristalinas e douradas. Além do chope, vai bem para algumas cervejas do tipo Pilsen, American Lager e Light Lager.
O Copo Tulipa é delicado e conta com uma pequena curva para fora para expandir os aromas e facilitar a evolução da espuma. Excelente para os estilos Belgian Strong Ale e Doppelbock.
O Copo Cálice tem boca larga e fundo raso que privilegia a retenção de espuma e proporciona melhor experiência em relação aos aromas frutados e complexos das cervejas belgas especiais. Na Bélgica é chamado de Goblet. É ideal para as grandes trapistas belgas, mas também pode ser usado com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel.
O Copo Tumbler é ideal para apreciar cervejas do estilo Witbier. Elas possuem baixa formação de espuma e, por isso, não precisam de copos com boca estreita.
O Copo Stem – Tem paredes mais retas e a boca ligeiramente mais larga que a base. São copos mais robustos para cervejas mais robustas. As do estilo Doppelbock, assim como as escuras, maltadas e de alto teor alcoólico, são as mais indicadas para serem apreciadas no copo Stem.
Alguns jogos de taças incluem tipos variados e podem ser uma ótima opção de compra ou presente!