Blog

Dicas 06/02/2019

Como torrar café em casa? Qual tipo de torra devo escolher?

 

Quando os grãos de café são colhidos, eles têm uma coloração esverdeada, bem diferente do tom marrom ao qual estamos acostumados. É no processo de torrefação que a sua cor muda, assim como a acidez, corpo e aroma.

A torra consegue transformar os 300 compostos originais do grão (aproximadamente) em mais de 1000 compostos diferentes. Obviamente, isso depende do tipo de torrefação do café e do calor usado para queimar o grão cru.

Na hora de escolher o seu café, lembre-se: quanto mais leve a torrefação, menos aroma a bebida apresentará. Quanto mais escura a torra, menos ácido será o café.

Quando se fala de corpo e aroma, um bom ponto de equilíbrio estaria entre a torra média e média-escura, mas obviamente é a qualidade do grão selecionado que vai fazer total diferença no processo de torrefação.

Para você entender melhor, vamos falar sobre os principais tipos de torra.

Quais são os tipos de torra de café?

TORRA CLARA OU LIGHT

Nesse grau de torrefação, o sabor ácido do café e seu aroma ficam mais acentuados, funcionando bem para cafés finos e delicados.

A alta qualidade da torrefação clara preserva melhor os óleos aromáticos da planta, aumentando a acidez e deixando sua fragrância mais suave. Por outro lado, ela desenvolve o corpo e diminui o amargor da bebida.

Nesse processo, a temperatura padrão varia de 180 a 240 °C e torna o grão perfeito para ser usado em máquinas de café expresso. Esse tipo de torra também é conhecido como “cinnamon”, já que sua cor é semelhante à da casca da canela.

TORRA MÉDIA

É com a torra média que alcançamos o equilíbrio entre as quatro principais características do café: corpo, acidez, aroma e amargor. A torrefação regular acentua o corpo da bebida, criando um sabor mais rústico e aveludado. Os tons do grão variam entre marrom e marrom avermelhado. Ao fim do processo, você encontra o café ideal para ser preparado no coador de pano ou filtro de papel.

TORRA ESCURA

Aqui o processo de torrefação dura mais tempo, de 12 a 13 minutos, e rende grãos mais escuros e saborosos, o que é percebido melhor na bebida pronta: um café menos ácido e com um leve e delicioso amargor.

Mas é preciso ter cuidado para não torrar demais os grãos e tornar o amargor um defeito. Esse sabor forte vem dos grãos usados nessa torrefação, que contam com um pouco de óleo na superfície.

Uma coisa interessante é que quando o tempo de torra aumenta para 15 minutos, o resultado é um café bem mais forte e aromático, pois os grãos chegam ao ponto em que começam a desprender fumos, fazendo com que seus açúcares naturais se caramelizem.

Resultado de imagem para coffee beans different color

Dicas para torrar café em casa

Realizar a torra do café em casa é um processo extremamente simples, mas existem alguns truques para obter sempre o melhor resultado. Confira:

  • use grãos de café crus de boa qualidade;
  • torre o café em pequenas quantidades;
  • fique atento ao aroma dos grãos quando aquecidos;
  • acompanhe o processo de torra e verifique a coloração do café:
    • o castanho claro resulta em um café pouco encorpado;
    • o castanho médio apresenta boa doçura e aroma agradável;
    • o castanho escuro prepara um café mais encorpado, bom para café expresso;
    • o preto resulta em um café amargo e queimado.
  • deixe o café descansar antes do preparo da bebida;
  • aguarde até que os grãos esfriem completamente antes de proceder com a moagem.

Quando começarem a torrar, os grãos devem produzir sons de estalos (como no preparo da pipoca), devido à perda de água. Nesse momento é necessário redobrar a atenção e acompanhar a coloração e o aroma dos grãos até que atinjam o resultado desejado.

Torrar café em casa pode se tornar um ritual divertido e agradável, seja para degustar uma xícara de café sozinho ou para impressionar os amigos e familiares ao preparar a bebida. De qualquer maneira, experimentar e aprimorar o processo de torra é garantia de um café delicioso todos os dias!

Resultado de imagem para torrar cafe em casa

Formas de torrar o café

Usando um Forno

Como o fluxo de ar é muito baixo, torrar os grãos de café em um forno de fogão pode resultar em uma torra desuniforme. Contudo, a falta de fluxo de ar também pode aumentar a riqueza de sabor se o forno for usado adequadamente.

Para torrar café nesse processo, você precisará de uma assadeira alta com pequenos furos em sua base. Eles devem ser pequenos o suficiente para que os grãos não passem pela assadeira, mas ao mesmo tempo grandes o suficiente permitir a passagem do ar quente.

É importante também que os grãos não se sobreponham e formem uma única camada. Esse processo para torrar café em casa demora entre 15 a 20 minutos com o forno em temperatura próxima a 230ºC.

Usando uma Pipoqueira

A melhor forma de torrar grãos de café em um fogão é usando uma pipoqueira antiga. As melhores são aquelas à manivela. Torrar os grãos no fogão resultará em notas mais profundas e encorpadas, mas reduzirá o aroma e o brilho dos grãos.

Pipoqueira Elétrica

As pipoqueiras elétricas também oferecem bons resultados para a torra do café em casa. O segredo é utilizar uma pequena quantidade de grãos crus, que devem ser colocados no recipiente destinado ao milho. Quanto menor for a quantidade de café utilizada, maior é a qualidade da torra.

Usando um Torrefado

Os torrefadores mecanizados são de extremama eficiência. Esses equipamentos funcionam da mesma forma que a pipoqueira – ar quente é soprado nos grãos. Contudo, esses torradores resultam em uma torra uniforme.  

Depois da torra…. Moer os grãos e preparar o delicioso café!

Veja alguns produtos que te ajudarão nesse processo. Interessou? Basta clicar na imagem e saber mais!

Moedor de Grãos

Balança para moedor de café

Moedor Cerâmico de Café

Moedor de Café Eletricity

Moedor Ajustável

Moedor de Café Aço Inox

Cafeteira Expresso Aço Inox

Moedor de café em aço inox

Veja Também